Por melhor que seja um Plano Estratégico e por mais participativo que tenha sido seu processo de elaboração, ele só ganhará efetividade na medida em que passar a orientar a vida prática da instituição. O primeiro passo para isso é o plano tornar-se conhecido por todos e todas na Igreja. Por meio de estratégias de comunicação e divulgação do Plano Estratégico, que
atinja todas as instâncias da Igreja.
Com isto, estamos promovendo versões sintéticas e didáticas, com foco no plano de ação (planilha), para facilitar a todos/as a familiarização com o Plano. Para que o Plano Estratégico oriente, de fato, a vida da Igreja, faz-se necessário que todas as instâncias
diocesanas, de áreas e provinciais o adotem como referência, alinhando a ele seus planos específicos. A imersão anglicana está desafiada a ser uma imersão popular e jovem.
Neste sentido, a identidade tem que estar construída em relação ao passado, mas também numa busca constante em relação ao futuro. Identidade como o que se é, mas também como o que se quer ser. O desafio é ser uma igreja brasileira, sustentável, democrática e teologicamente mais enraizada. Somos um mosaico em construção.