Renovar Nosso Mundo: NÃO à diminuição do Parque de S. Joaquim

O Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961, é um dos mais antigos e importantes do sul do Brasil. Com 49.800 hectares, o território do parque protege ecossistemas ameaçados: uma floresta com Araucárias, as Matas Nebulares, os campos de altitude e turfeiras, que funcionam como verdadeiras caixas de água para abastecer os rios da região.
O Parque também protege espécies da flora e da flora ameaçadas, como o Pinheiro brasileiro, o Xaxim, a onça parda e o papagaio-charão. É o berço das nascentes do Rio Pelotas e protege belezas cênicas impressionantes, como o cânion do Funil, motor do ecoturismo – uma das atividades econômicas que mais crescem nos municípios da região.
Mesmo diante de toda essa biodiversidade, com belezas cênicas importantes para a economia, alguns deputados e senadores de Santa Catarina querem dar um “presente de grego” ao Parque. Os parlamentares apresentaram ao Senado Federal um Projeto de Lei que propõe uma redução de 20% de sua área, o que vai arrancar mais de 10 mil hectares do Parque.
Em 2021, o Parque Nacional de São Joaquim completa 60 anos. Para discutir a importância, as ameaças e os desafios para o futuro do parque, um grupo de instituições, amigos e amigas do parque promoveram uma Jornada Comemorativa dos 60 anos do Parque Nacional de São Joaquim.
O objetivo foi comemorar e esclarecer a sociedade sobre a sua importância e também sobre as ameaças, ampliando a luta em defesa desse importante patrimônio de todas as pessoas de Santa Catarina e do Brasil.
Os vídeos da jornada comemorativa você confere a seguir:

Parque Nacional de São Joaquim – 60 anos: importância, ameaças e desafios

 

Parque Nacional de São Joaquim: um espaço de produção de natureza

 

Cânion do Funil: um ícone do Parque Nacional de São Joaquim

 

Parque Nacional de São Joaquim: um destino favorito para o ecoturismo

Renovar Nosso Mundo

Renovar Nosso Mundo é um movimento global de cristãos que acreditam que, por verdadeiramente sermos portadores da imagem de Deus, deveríamos agir como tal: vivenciando o amor uns pelos outros em ações e em verdade. Por sermos portadores da imagem de Deus, não ficaremos parados enquanto o nosso próximo está aprisionado na pobreza, e não ficaremos inertes enquanto a criação é negligenciada e a desigualdade é deixada à sua própria deterioração.
A Anglican Alliance integra o movimento.
Com informações do Renovar Nosso Mundo
Imagem: Pixabay