A Comunhão Anglicana compreende os anglicanos e anglicanas de todo o mundo que estão em plena comunhão com a Sé de Cantuária (Inglaterra). A palavra “anglicana” origina-se da frase latina medieval ecclesia anglicana , que data de pelo menos 1246, que significa a “Igreja Inglesa”. Nos últimos dois séculos, a tradição dessa Igreja se espalhou por todo o mundo.
É constituída por um grupo de igrejas autônomas, mas que estão todas em plena comunhão entre si e compartilham essencialmente sua fé, jeito de ser e adoração, através do Livro de Oração Comum. O Arcebispo de Cantuária é o líder da Comunhão e símbolo da unidade anglicana. Cada igreja-membro correspondente de cada país é chamada de Província, porém, não existe uma autoridade central na Comunhão Anglicana, e estas são autônomas e livres para tomarem as suas próprias decisões em questões não essenciais de fé, mantendo também laços de comunhão.
Fundada em 1867, a Comunhão tem aproximadamente 90 milhões de membros, é a terceira maior comunhão de Igrejas cristãs do mundo, depois das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa.
No Brasil, a Província oficial é a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB.
Há três Instrumentos de Comunhão para a Comunhão Anglicana:
A Conferência de Lambeth, que se reúne a cada 10 anos, e é um ponto de encontro para os bispos da Comunhão Anglicana. Seu primeiro encontro foi em 1867.
Os Encontros dos Primazes, que são reuniões regulares para os arcebispos e bispos primazes das províncias, os quais se reuniram pela primeira vez em 1979.
O Conselho Consultivo Anglicano, que se reúne a cada 3 anos, aproximadamente, e inclui bispos, membros do clero e laicato, selecionados pelas províncias da comunhão Anglicana. Reuniu-se pela primeira vez em 1971.
O Arcebispo da Cantuária é o Foco para a Unidade desses três Instrumentos de Comunhão e é, consequentemente, um foco único de unidade anglicana. Ele conclama a Conferência de Lambeth uma vez a cada década, encabeça o Encontro dos Primazes e é o presidente do Conselho Consultivo Anglicano. Justin Welby é atual Arcebispo da Cantuária.
Unidade na diversidade!
Anglicanos e anglicanas em todo o mundo compartilham muitos aspectos de suas tradições e formas de culto. Mas também há diversidade – frequentemente até mesmo dentro de uma Diocese. E é assim que trabalham e adoram juntos e juntas, além das fronteiras nacionais, para apoiar a vida e o ministério uns dos outros.
As pessoas que integram a Comunhão, de diferentes Províncias, trazem uma gama de visões, experiências e sabedoria para esforços conjuntos em nível nacional e internacional. Essa colaboração pode ser vista no trabalho na ONU, nos diálogos ecumênicos (a IEAB é uma das Igrejas fundadoras do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC), entre outros espaços.
O site oficial da Comunhão Anglicana é: www.anglicancommunion.org
A Comunhão também mantém um site de notícias: www.anglicannews.org