Quais ações podemos tomar em relação ao clima e à justiça de gênero?

Por Mandy Marshall
Mudanças climáticas e justiça de gênero podem parecer questões muito complexas de superar. Elas envolvem tantos aspectos que algumas pessoas acabam tendo dificuldade para saber por onde começar e quais ações tomar. Mas o fato é que pequenas atitudes podem fazer a diferença!
Se cada um e cada uma começar a agir, usando suas habilidades, experiências e conhecimentos, será possível construir a mudança no mundo real.

Seu exemplo pode impactar outros

Você nunca sabe quem está te observando. Aquilo que faz no seu dia a dia, certamente, pode encorajar outras pessoas em sua Igreja, sua comunidade, etc. 

Por isso, listo abaixo algumas ideias práticas do que fazer.

  1. Cultive seus próprios vegetais, use fertilizantes orgânicos, reduza a quantidade de desperdício de alimentos, compartilhe alimentos com outras pessoas, faça compostagem de qualquer desperdício de comida.
  2. Implemente os 5 Rs em torno do seu ambiente (casa, trabalho, etc.): reduza, reutilize, recicle, reintegre e recupere. 
  3. Se você tem um carro, use-o menos e vá de transporte público ou ande mais de bicicleta.
  4. Descubra quem são os representantes do seu governo e faça pressão para que eles façam algo antes da Assembleia do Meio Ambiente da ONU, em fevereiro de 2022.
  5. Apoie a cooperativas e programas de compartilhamento de alimentos.
  6. Compartilhe o que tem com outras pessoas, isso ajuda a reduzir o consumo de novas coisas.
  7. Eduque as meninas e as mantenha na escola. A educação de meninas está diretamente ligada ao aumento da autossustentabilidade em muitas áreas da vida.
  8. Considere o tamanho da família que você deseja e o impacto disso no meio ambiente.
  9. Envolva-se nas eleições a nível local e engaje-se na tomada de decisões na sua comunidade. Considere se candidatar a cargos públicos para fazer mudanças maiores.
  10. Não desista! Cada mudança faz a diferença.
Ser instrumento de mudança e permitir que outros vejam a diferença que essas ações podem causar é uma das melhores coisas que podemos fazer. Incentive outras pessoas a começarem a fazer pequenas adaptações em suas próprias vidas. 
Gratidão por fazer a sua parte para deter e reverter a mudança climática e a injustiça de gênero.

Leituras adicionais e recursos:

Mandy Marshall é diretora de Justiça de Gênero no escritório da Comunhão Anglicana.
Edição: Comunicação IEAB