Anglicanismo cresce e Comunhão Anglicana recepciona 42ª Província
Durante o Sínodo Provincial da Igreja Anglicana da África Austral, a Comunhão Anglicana deu as boas-vindas à sua mais nova província: a Igreja Anglicana de Moçambique e Angola (IAMA). Com isso, a IAMA se tornou a 42º Província da Comunhão.
Até então, a Igreja Anglicana nesses dois países (Moçambique e Angola) eram apenas Dioceses de língua portuguesa da Igreja Anglicana da África Austral. A nova Província se tornará a terceira igreja lusófona na Comunhão Anglicana, somando-se com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (nossa IEAB – 19° Província), e com a Igreja Lusitana, sediada em Portugal, que é membro extra-provincial da Comunhão Anglicana.
Liderança
O primaz da Igreja Anglicana da África Austral, o arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, presidiu o Sínodo, que escolheu o bispo Carlos Matsinhe de Lebombo como bispo-presidente em exercício da IAMA, e o bispo André Soares como Decano da Província.
“Tudo o que me resta é celebrar com vocês o nascimento da nova Província, orar por seus líderes e pessoas”, disse o secretário-geral da Comunhão Anglicana, arcebispo Josiah Idowu-Fearon.
História
A primeira diocese anglicana na África Lusófona, Lebombo, foi fundada em 1893, em Moçambique. Em Angola, o trabalho começou anos mais tarde, na década de 1920, mas de modo ainda tímido. Em 2003 houve um novo impulso da obra com o estabelecimento de uma diocese missionária – por iniciativa da Igreja Anglicana da África Austral. Desde então, a igreja em Moçambique e em Angola experimentou um rápido crescimento.
Justin Welby
O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, deu graças a Deus pelo crescimento da Igreja na África Austral e pelo desenvolvimento da nova Província. “Esta nova Província não é apenas uma igreja lusófona para os lusófonos; é o reflexo do crescimento da Igreja em Moçambique e em Angola e do seu fiel testemunho ao longo da sua notável história”, disse.
“Juntem-se a mim em oração pelo povo de Moçambique e de Angola, particularmente por aqueles em Cabo Delgado que estão sofrendo, deslocados ou de luto. Também oramos por meu irmão, o bispo Carlos Matsinhe, o primaz interino da IAMA, com quem espero trabalhar em nossa Comunhão Anglicana, pelo arcebispo Thabo e pela Igreja remanescente da Província da África Austral”, acrescentou Welby.
“Convido todos os anglicanos, em todo o mundo, a celebrar a vida e o crescimento da Igreja de Deus, e a orar regularmente pela nova Província, para que possamos crescer juntos em perfeita unidade”, concluiu.
Com informações da Comunhão Anglicana Fotos: Reprodução