Podcasts da Diocese Anglicana de Brasília ganham a Web
A Diocese Anglicana de Brasília (DAB) não para de inovar quando o assunto é comunicação. Com o objetivo de fazer sua mensagem chegar a um maior número de pessoas, e tendo em vista os cenários do pós-pandemia, com as pessoas passando a ficar ainda mais tempo “conectadas”, a DAB apostou numa nova frente de mídia: os podcasts.
Para entender melhor o projeto, fomos conversar com quem está à frente do mesmo lá na DAB, o reverendo Rodrigo Espiúca.
Rodrigo, de quem foi a ideia de entrar em mais uma frente de mídia aí na DAB?
A ideia surgiu através da pastoral missionária e foi orientada pela premissa da defesa dos direitos humanos – ponto fundamental para o nosso bispo Maurício Andrade. A partir da instigação dele, surgiu o podcast como um instrumento pedagógico da DAB.
Por qual razão escolheram o formato de podcast?
Por ser uma mídia de amplo alcance, acessível a uma diversa gama de pessoas em todo o território nacional. Sendo de fácil produção e de fácil acesso, poderia se tornar uma ferramenta muito útil para a formação, defesa e proteção dos direitos humanos.
Como tem sido o feedback do público?
A audiência tem apresentado um excelente feedback. O programa já alcançou mais de mil downloads – o que é algo bem significativo, já que não investimos em mídia paga; aos poucos estamos chegando a cada vez mais pessoas. Ah, a estreia foi em fevereiro de 2021.
Os paroquianos ajudam de algum modo? Se sim, como?
Alguns paroquianos participaram como entrevistados. Outros ajudam com a divulgação. A maior demanda de trabalho é com a edição e diagramação dos episódios, sendo este trabalho desenvolvido pelo reverendo Izaias Torquato da Silva.
Qual é a periodicidade dos episódios?
Os episódios são semanais, e vão pro ar ao meio-dia, sempre às sextas-feiras. Ocasionalmente, temos episódios especiais em datas relevantes, como, por exemplo, o Dia da Visibilidade Lésbica, que ocorreu em 29 de agosto.
Como vocês escolhem esses temas abordados?
Conforme a pauta das notícias da semana, bem como em função da relevância do tema. Por exemplo, a divulgação do Relatório Anual sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil, pela ONU. Nesses casos, podemos até fazer um podcast extra.
Serviço
Todos esses podcasts são publicados nas mídias sociais da Diocese.