Brasil afora, comunidades anglicanas ligadas à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) têm desenvolvido trabalhos muito significativos na parte social. Mais do que um mero compromisso de “transformar a sociedade”, essas pessoas estão comprometidas também com algo maior: viver a fidelidade evangélica de maneira radical, inclusiva e solidária.
Já noticiamos aqui em nosso site uma série de projetos que, sinceramente, nos enche de alegria. Como este em Joinville, ou este aqui em Palmas, e este em Manaus. Para conferir outros que já publicamos, basta clicar aqui.
Agora vamos apresentar a vocês o Projeto Posto de Assistência, ação que mobiliza anglicanos e anglicanas na cidade de Batalha, no Piauí.
Quem compartilhou essa história conosco foi o reverendo Osiel Assunção, ministro responsável pela Missão Anglicana São Paulo Apóstolo, localizada naquela cidade.
A iniciativa atende crianças, adolescentes e adultos. “Oferecemos atividades educativas (pintura, arte com E.V.A., xadrez, reforço escolar, inglês) e lanche. Finalizamos sempre com uma celebração eucarística e, após, servimos um belo almoço”, explica Osiel. Batemos um papo com ele para compreender mais de perto o que o Posto de Assistência realiza.
IEAB – Oi Osiel, é uma satisfação falar com você. Explique para nós uma coisa: o nome do projeto é Posto de Assistência mesmo?
Sim, este é o nome mesmo. Antes, era uma ação realizada pela parceira aqui da nossa comunidade, Socorro Martins e família. Socorro se juntou à Missão Anglicana e, então, nós passamos a apoiar a sua iniciativa. A ação acontecia nas tardes de domingo em uma escola municipal, e era servida sopa aos participantes ao final. Mas a Socorro precisou ir morar em Brasília durante a pandemia e as atividades pararam. No final de outubro agora (2021), retomamos o projeto com as famílias que eram alcançadas, mas também outras.
IEAB – Quantas crianças/adolescentes são atendidos(as) hoje? E esses atendimentos acontecem em quais dias da semana?
Hoje, atendemos sete crianças, 12 adolescentes e 12 adultos, já que buscamos envolver seus familiares. As mães e os pais nos ajudam a conduzir as atividades básicas: preparam a alimentação, organizam o espaço, monitoram as crianças menores e são instrutores.
Desde o reinício, que ocorreu no dia 24 de outubro, já voltamos com as aulas de xadrez – que ajuda a desenvolver raciocínio lógico e estratégia. Nosso sonho é organizar um time de xadrez competitivo, que vá representar Batalha nos torneios estaduais e nacionais.
Também retomaremos o reforço de português e matemática e as aulas de inglês. As crianças mais novas contam com atividades mais lúdicas, porém educativas, em uma sala reservada.
A ação acontece todo domingo, das 9h às 10h. Após isso servimos um lanche, para em seguida participarmos da celebração eucarística dominical. Por fim, servimos o almoço.
IEAB – Hoje, quem apoia o projeto?
Além da própria comunidade envolvida, buscamos apoio no comércio local. Um empresário, o Antônio Pedro, doou parte do mobiliário: cinco mesas e cinco tabuleiros de xadrez; uma amiga, Nazaré Fortes, dona de padaria, fornece pães para o lanche; outro amigo comerciante, o Jean, ajuda com frango (doa uma parte); e outro, que é dono de um sacolão, Ricardo Calaça, doa as verduras para o almoço. Mas sempre buscamos novos apoios.
IEAB – Como deu pra perceber, os paroquianos e as paroquianas se engajam bastante, né?
Sim, todo trabalho é realizado pelo povo da comunidade da missão.
IEAB – Qual o seu papel no projeto?
Sou articulador, incentivador, pedinte… (hahahahaha).
IEAB – Desde quando o Posto de Assistência existe?
Os trabalhos foram iniciados em 13 de julho de 2013. Ou seja, já são oito anos de serviços à comunidade.
IEAB – Quem quiser e puder ajudar, o que deve fazer?
Precisamos de toda ajuda possível. Do material de alimentação que recebemos, por exemplo, a parte recebida em doação cobre 50% da despesa, sem falar que faltam móveis e equipamentos a serem adquiridos. Hoje, usamos fogão e botijão emprestados. Poder comprar um seria interessante. Doações em dinheiro podem ser feitas aos cuidados da Associação Anglicana do Nordeste, pelo Pix: 10.542.814/0001-01.
Após isso, podem me enviar o comprovante, indicando que se tratou de uma doação para o projeto: (86) 99562-8347 (este é o meu WhatsApp).
Mais informações
Para conhecer mais o projeto, bem como a missão em Batalha, acesse: instagram.com/missaobatalha
Fotos: Reprodução