Minha vida na IEAB: conheça a história do José Damião de Medeiros

Eu sou o Damião e, na verdade, a minha vida na IEAB começou muitos anos atrás e eu não sabia, quando estava na minha iniciação cristã na Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).
Na pré-adolescência, pouco tempo depois da 1ª eucaristia, comecei a participar da Paróquia Católica Romana de Nossa Senhora da Guia em Acari (RN) como coroinha, depois ingressando no grupo jovem franciscano JUFRA, dos 13 aos 20 anos. 
Quando fui fazer uma experiência missionária com os Frades Franciscanos Capuchinhos Frei Damião e Frei Fernando, no Sertão Nordestino, recebi o convite para o Seminário Franciscano, mas recusei porque nunca me senti vocacionado ao celibato, sempre quis casar e constituir uma família. Por isso, voltei pra casa e, três meses depois, fui aprovado num concurso público para vir trabalhar na Bahia… aqui sempre participando de várias pastorais da ICAR. 
Casei em 1982. Deste casamento tenho três filhos e seis netos/as; depois de casado, descobri o ministério do Diaconato Permanente para homens casados. Conclui a formação teológica em 2005. No 6º semestre do curso livre de Teologia, dentro da Disciplina de Ecumenismo, conheci o reverendo Josafá Batista, da IEAB, e sua esposa Dona Ângela. Na sua aula sobre o anglicanismo dentro do ecumenismo, uma coisa ficou gravada em meu subconsciente: aquele reverendo foi divorciado após 16 anos de casamento, já estava há alguns anos no segundo casamento e era presbítero na Paróquia Anglicana do Bom Pastor.
Meu 1º casamento acabou e, no final de 2015, conheci uma mulher também separada, até que, em abril de 2016, passamos a conviver, demos entrada nos dois processos de divórcio, mas a falta de participação na Santa Eucaristia me fez lembrar daquele presbítero divorciado. Então eu procurei na internet onde estava a Igreja Anglicana e, no dia 4 de julho de 2016 participamos (eu e minha esposa Josennilza – fotos) da 1ª Celebração Eucarística na Paróquia Anglicana do Bom Pastor em Salvador (BA). Fomos muito bem acolhidos pelo pároco, reverendo Bruno Almeida, e o diácono, reverendo Carlos, e continuo até hoje na mesma Paróquia.

No dia 2 de dezembro de 2017 participamos de uma novidade pra mim, a Ordenação Feminina no grau do Diaconato da reverenda Bianca (fotos). No dia seguinte, 3 de dezembro de 2017, fui recebido na IEAB pelo senhor bispo diocesano, João Peixoto. Nesta mesma data, minha esposa e sua filha Kelline foram confirmadas na IEAB.
No período de 12 a 15 de julho de 2018 participamos como delegados no XXXIII Concílio da Diocese Anglicana do Recife (DAR).
Em 29 de junho de 2019 fiz o meu noviciado na Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF) e Jô, minha esposa, o postulantado. Hoje estou professo (fotos, mantendo a antiga vocação franciscana iniciada na JUFRA).
Já concluí o curso livre de Imersão no Anglicanismo e, no momento, sou postulante ao Ministério Ordenada na IEAB.
Hoje sou feliz por ser Anglicano e Francisclariano.
Paz e Bem.
José Damião de Medeiros.

 

Envie também a sua história

Faça como o Damião, envie a sua história na IEAB para que possamos compartilhar com mais pessoas. Certamente, ela pode servir de inspiração e guia para muitas pessoas.

O que pode ser enviado?

Pode ser uma experiência que te marcou em um dado momento de sua vida; ou como descobriu a IEAB; sua história de conversão; ou mesmo sua jornada como leiga e leigo e/ou clériga e clérigo – histórias vocacionais, experiências em comunidades, movimentos, etc.

Como encaminhar?

Para compartilhar seu relato conosco é muito simples: basta enviar o texto para o e-mail para comunicacao@ieab.org.br. Se for possível, anexe fotos que tenham a ver com a história. No título do e-mail, coloque: Autorizo publicar essa história no site da IEAB.

Fotos: Arquivo pessoal