Comunidade anglicana em Pomerode é alvo de pichação nazista

Anglicanas e anglicanos de Pomerode, município do interior de Santa Catarina, iniciaram a semana assustados. A placa da igreja, que fica no bairro Testo Alto, foi pichada com uma suástica nazista. A cidade, conhecida por ser “a mais alemã do Brasil”, tem sido alvo de pichações parecidas.

Boletim de Ocorrência

Membros da comunidade anglicana local já foram à delegacia registrar o Boletim de Ocorrência. Agora, espera-se que o caso seja solucionado. Vale lembrar que, no Brasil, de acordo com a Lei 7.716/1989, é crime fazer qualquer tipo de propaganda nazista.

“O que os poderes locais farão agora?”

Para o bispo diocesano, Humberto Maiztegui, responsável pelos trabalhos anglicanos em Pomerode, é inadmissível que nazistas se sintam à vontade para fazer pichações até em locais ligados a uma igreja. “Mais do que nunca, enquanto igreja, precisamos estar vigilantes para esse tipo de situação. No Brasil atual, onde o desmando parece ser a regra, alguns fatos ainda saltam aos olhos, como foi o caso aqui em Pomerode, em que a placa de uma igreja nossa amanheceu ‘presenteada´ com uma suástica nazista. Infelizmente, isso não é novidade, pois temos notícias de outros casos. Nossa pergunta é: o que os poderes locais farão agora? Esperamos que o crime seja apurado e seus autores punidos”, afirmou.

“Não podemos ficar calados!”

“Estamos em oração e comunhão com nossos irmãos e irmãs da comunidade Bom Jesus, de Pomerode. Como somos ‘um só corpo em Cristo’, se um membro sofre, todos sofremos juntos. Não compactuamos com qualquer tipo de violência. Por isso, não podemos ficar calados diante da pichação desse símbolo, pois ele representa a violência em si, que leva ao extermínio, à ‘limpeza étnica’, às guerras, à morte e à destruição. Representa tudo ao contrário daquilo que somos chamados/as a viver, como seguidores/as de Jesus. Expressamos profunda indignação com toda manifestação de violência”, disse o bispo primaz da IEAB, Naudal Alves Gomes.

Foto: Reprodução/Redes Sociais