A messe é grande… mas o Senhor tem enviado boas vocações
“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.” (Lc 10:2) E o Senhor da Colheita tem sido generoso com a nossa IEAB ao enviar, de tempos em tempos, poucas, mas valorosas vocações ao serviço. A seguir, apresentamos três que já nos dão muita alegria.
Rafael, Recife-PE
Ao cair da tarde do sábado, 23 de abril, a Diocese Anglicana do Recife se reuniu na Paróquia Anglicana da Ascensão, localizada no bairro da Várzea, cidade do Recife, para a ordenação presbiteral do reverendo Rafael Vilaça. A bela cerimônia contou com a participação de clérigos e clérigas de Recife, de Caruaru e de Natal, junto com pessoas amigas que vieram prestigiar este momento especial.
O templo estava cheio quando o processional adentrou ao som do hino “Vós atalaias e vós santos” do Hinário Episcopal. Os hinos e Liturgia da Palavra foram conduzidos por membros da Diocese e da Paróquia, com o sermão sendo proferido pelo reverendíssimo Clovis Erly Rodrigues, bispo emérito da Diocese, que lembrou da trajetória da Igreja, do caráter do serviço ao próximo, que é parte do sacerdócio e, de modo especial, deu ênfase no chamado que Deus tem para as nossas vidas, expresso na missão da Igreja, mas também no “sim” dito por quem decide seguir o ministério ordenado.
No momento da prostração e da imposição de mãos, todos os presbíteros e presbíteras presentes se juntaram ao bispo diocesano, João Câncio Peixoto, levando suas mãos sobre a cabeça do ordinando e, após a oração consecratória, cada qual realizou uma imposição de mãos e bênção individual. Após a unção e investidura dos símbolos da Ordem, o neopresbítero foi recebido pela comunidade com uma calorosa salva de palmas.
Odete, Vitória-ES
A celebração de ordenação presbiteral da nossa irmã Odete Liber foi no dia 21 de maio, em clima ecumênico, no templo da Igreja Presbiteriana Unida (IPU) de Maruípe. A nossa IEAB, assim como a IPU, são igrejas-membro do CONIC. Portanto, bem nas vésperas da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), essa celebração não poderia ter sido mais simbólica.
O bispo Eduardo Grillo, a reverenda Inamar Corrêa de Souza e o reverendo Alexandre T. Ivan vieram do Rio de Janeiro para esse momento especial. A vice-presidenta do CONIC, presbítera Anita Wright, e o vice-moderador da IPU, reverendo Wilson Lords, também estavam presentes.
Os membros da comunidade participaram ativamente da liturgia, e o sentimento de alegria e gratidão eram nítidos! A música ficou por conta do Coral Juntes, que tem por premissa ser inclusivo e ecumênico, e do qual anglicanos e anglicanas da cidade também participam.
Renato Cirillo, São Paulo-SP
O guararapense Renato Cirillo, da Diocese Anglicana de São Paulo, foi ordenado diácono no dia 28 de maio. A Celebração Eucarística de ordenação foi presidida pelo bispo diocesano Francisco Cézar Fernandes Alves (leia mais detalhes neste link).
O lema de ordenação diaconal do Renato foi: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45)
Renato foi recebido na Comunhão Anglicana pelo bispo Flávio Borges Irala (emérito), em julho de 2014, na Paróquia de Santo André em Pereira Barreto-SP. Em 2016, tornou-se ministro leigo na Paróquia de Santo Estevão em Araçatuba-SP. É formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Atualmente está na Paróquia de Santo Estevão, em Araçatuba-SP.
Diaconato e presbiterado
O diaconato é a primeira ordem na IEAB. Pessoas ordenadas a este ministério não são autorizadas a celebrar a eucaristia, ministrar a benção final nas celebrações ou nos casamentos, mas podem ministrar a eucaristia, desde que os elementos tenham sido consagrados por uma presbítera, presbítero, bispa ou bispo. Podem realizar batizados, dirigir ofícios funerais e matrimônios, sem ministrar a bênção. O ministério é caracterizado pelo serviço. Algumas pessoas optam pelo ministério de diácono/a permanente, pessoas essas que não desejam ser elevadas ao presbiterado.
Em relação à ordenação ao presbiterado, deve-se passar primeiro pelo diaconato. Os presbíteros e presbíteras podem realizar todas as funções plenamente, com exceção da confirmação, que é ministério exclusivo do bispo ou bispa.