Entre os dias 1º de setembro (Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação) e 4 de outubro (Memória de São Francisco de Assis), várias igrejas cristãs se unem em ações e orações pela Criação. Essa ação ecumênica em prol da casa comum, “introduzida na Igreja Ortodoxa Oriental pelo patriarca ecumênico Dimitrios I em 1989, e adotado por várias igrejas europeias em 2001, […] foi acrescentada no calendário da Igreja católica pelo Papa Francisco em 2015, poucos meses após publicar a Encíclica Laudato Si’”.
Neste ano de 2022, o tema do Tempo da Criação convida: “Escuta a voz da Criação”, fazendo um chamado para estarmos mais atentas aos clamores ecológicos e os apelos da Mãe e Irmã Terra, que sofre com a exploração capitalista das riquezas naturais e com massacres dos povos indígenas e comunidades tradicionais, atentas aos gritos e clamores das criaturas, das vítimas do racismo ambiental e todas aquelas pessoas que são marginalizadas, silenciadas e oprimidas pelo sistema de acumulação.
Esta celebração faz um convite para a união e o diálogo entre irmãos(as) das diversas denominações cristãs a favor da vida do planeta e das criaturas de Deus. O símbolo do Tempo da Criação 2022 traz memória a sarça ardente, que reflete por um lado a atenção com a desertificação, com os incêndios e desmatamentos criminosos e devastadores, bem como as mudanças climáticas que afetam a nossa Casa Comum e por outro lado, o episódio da sarça ardente nos leva a refletir a experiência de Moisés narrada no livro do Êxodo em que via a sarça que “ardia sem consumir-se” (Ex.3,2) e ao contrário de um fogo devastador “[…] o fogo que chamou Moisés enquanto ele cuidava do rebanho no Monte Horeb, não consumiu ou destruiu a vegetação. Esta foi uma chama do Espírito que revelou a presença sustentadora da vida que vem de Deus. Este fogo sagrado afirmou que Deus ouviu os gritos de todas/os as/os que sofrem, e prometeu estar conosco enquanto seguimos fielmente para nos libertar das injustiças.”
Diálogo e fraternidade
No intuito de celebrar e promover o diálogo ecumênico em Goiânia, GO, a Paróquia São Felipe – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil juntamente com outras denominações religiosas, dentre elas: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Paróquia Nossa Senhora da Terra – Igreja Católica Apostólica Romana e o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) promoveram uma manhã de Oração Ecumênica pela Criação que ocorreu no último sábado dia 1° de outubro, na Praça Macrô, atrás da Rua 83 em Goiânia. A Celebração Ecumênica contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas das diversas congregações cristãs mencionadas.
As diversas lideranças religiosas das congregações cristãs prepararam um ambiente celebrativo ao ar livre e a mística consistia na contemplação, reflexão e partilha a respeito dos cuidados com a casa comum e com a vida nas diversas dimensões. Este momento de mística e celebração iniciou às 9h00 e se encerrou aproximadamente às 11h00min, tendo reflexões muito ricas no diálogo ecumênico, no encontro, na irmandade e na partilha entre irmãos e irmãs de diferentes igrejas cristãs e com a mesma Fonte e um mesmo Senhor da Vida e da Justiça!
#PASF2022
#DiversidadesPASF
Texto: Josué Santos
Revisão: Rodrigo Souza e equipe IEAB
Fotos: Pastoral da Comunicação Nsa Sra da Terra