Reconhecimento das Sagradas Ordens do reverendo Nilo Silva Júnior

Foi realizado, no dia 11 de dezembro, na Catedral Anglicana de Curitiba, o reconhecimento das Sagradas Ordens do nosso irmão Nilo Silva Júnior. A celebração ocorreu sob a presidência da bispa diocesana, Magda Guedes.

A atividade foi marcada por grande emoção, contando com a presença do Vocal Ruah, representações das comunidades de Curitiba e Joinville. A homilia ficou a cargo do bispo emérito, Naudal Gomes, que ressaltou a necessidade do ministério ordenado, inspirado pela alegria e a esperança, ser um instrumento de transformação das realidades.

A celebração terminou com a entrega de mensagens e presentes, dentre elas, uma bonita homenagem conduzida pelo Christian, companheiro do Nilo. 

Biografia

Nilo é oriundo da Igreja Grega e entrou em Comunhão com a Igreja Anglicana anos atrás, começando o processo de reconhecimento do sacerdócio pela IEAB.
Nascido em Joinville, em 1979, desde muito jovem manifestou vontade e vocação ao ministério ordenado. Aos 17 anos chegou a morar em um mosteiro beneditino em Pelotas, Rio Grande do Sul, onde passou pouco mais de dois anos. Foi no mosteiro que conheceu a liturgia da igreja do Oriente (liturgia de São João Crisóstomo), com a qual se encantou. 
Em 2005 foi recebido pela Igreja Ortodoxa. Cursou seminário externo e iniciou a teologia. Em 2012 foi ordenado diácono terminou os estudos teológicos. Em 2013 foi ordenado presbítero na capela do Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina de Alexandria.
Exerceu o cargo de co-reitor da Paróquia em Joinville por dois anos. Na cidade, foi coordenador do Movimento Ecumênico de Joinville – MOVEJ, que semeia o ecumenismo na região. Em 2017 conheceu a IEAB, onde sentiu identificação imediata, sobretudo em relação à simplicidade e beleza da liturgia anglicana, bem como o ethos anglicano. 
Quando foi admitido para o processo de reconhecimento das Ordens, continuou como ministro leigo no atendimento à Comunidade Reconciliação, em Joinville, comunidade que ele mesmo ajudou a fundar quatro anos atrás. Hoje, a comunidade se destaca pelo trabalho social junto aos moradores da cidade, pelo acolhimento a todas as pessoas que chegam até ela, e pela coerência evangélica que abraça, protege e inclui todas, todos, todes.
Que o bom e sábio Deus continue abençoando a caminhada do nosso irmão.