A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil manifestou veemente repúdio às ações de terrorismo ocorridas neste domingo, 8 de janeiro, em Brasília. No documento, assinado pela Câmara Episcopal, a IEAB afirma que tais atos “buscam destruir as bases nas quais está firmada a nossa nação e são, portanto, atentados contra todo o povo brasileiro”.
O texto também pede que os responsáveis pelas lamentáveis cenas de vandalismo sejam identificados e responsabilizados, “tanto no financiamento, quanto na execução de tamanha violência”.
Confira a íntegra a seguir.
Manifestação da Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil diante dos atos terroristas e antidemocráticos do dia 08/01/2023
Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados. (Colossenses 3.15a)
A Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) não pode ficar indiferente diante dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
Viemos a público manifestar o nosso veemente repúdio às ações de terrorismo e vandalismo que configuraram graves atentados à democracia brasileira.
Como pessoas cristãs e conscientes de nossa responsabilidade social e política, afirmamos que a democracia é um direito que precisa ser respeitado e zelado; e as ações extremistas e lamentáveis da invasão das sedes dos Três Poderes da República, com depredação do patrimônio público, não são apenas manifestações de inconformidade com o resultado legítimo das eleições e com a posse do novo Presidente da República, mas, sim, buscam destruir as bases nas quais está firmada a nossa nação e são, portanto, atentados contra todo o povo brasileiro.
Frente a isso, afirmamos a necessidade de apuração, identificação e responsabilização de todas as pessoas envolvidas, tanto no financiamento, quanto na execução de tamanha violência. Asseguramos o nosso apoio às Instituições responsáveis por garantir o Estado de Democrático de Direito. Oramos e convocamos a oração permanente pela paz no Brasil, para que o amor vença o ódio, o diálogo substitua a violência e a intolerância dê lugar ao respeito.
Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Câmara Clerical e Laica também se posicionou. Confira:
Posicionamento da Câmara Clerical e Laica da IEAB acerca do terrorismo no Brasil
A Câmara Clerical e Laica da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) manifesta total repúdio pelos atos terroristas ocorridos no dia 8 de janeiro 2023, em Brasília, visando minar as estruturas do Estado Democrático de Direito. Ações essas que precisam ser investigadas, e que seus autores, incentivadores e financiadores sejam devidamente punidos.
Como parte da Igreja de Cristo, condenamos tais atos terroristas orquestrados por grupos fanáticos bolsonaristas! Lamentamos, especialmente, que parte dos idealizadores, organizadores e participantes desses atos de ódio, destruição e terror tenha justificado suas ações criminosas em nome de Deus, de Jesus ou da fé cristã. Repudiamos e repelimos veemente qualquer tentativa de se apropriar, de instrumentalizar e de transformar a fé cristã e mensagem amorosa do evangelho de Jesus em discursos e ferramentas de ódio, usurpação, destruição, morte e autoritarismo. Convidamos todas as pessoas a orar pelo país e pelas autoridades constituídas, eleitas democraticamente pela maioria do povo Brasileiro.
Colocamos nossas orações nas mãos da Divina Ruah, para que a justiça e a paz venham a reinar no Brasil.
Câmara Clerical e Laica da IEAB