Projeto Elos planta informação e colhe resiliência. Conheça!
Você já tinha ouvido falar do projeto Elos? Trata-se de uma iniciativa anglicana que busca produzir meios de levar informações com vistas a fortalecer pessoas em risco social e emocional, criando nelas mais resiliência para lidar com os desafios do dia a dia.
Como nasceu o projeto?
O projeto Elos nasceu após o Curso Global em Resiliência e Manejo em Desastres – intercâmbio de aprendizados on-line realizado durante a pandemia. O curso foi organizado pela Anglican Alliance e Episcopal Relief & Development.
O projeto Elos foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso, tendo sido selecionado para receber um aporte financeiro para ser realmente implantado.
Mote do projeto Elos
A ideia do projeto Elos é criar uma corrente (por isto o Elo) de informações que oriente, prepare e dê suporte a quem precisa. Inicialmente, o projeto contemplaria as comunidades de duas Dioceses, a Diocese Meridional (DM) e a Diocese Anglicana de Pelotas (DAP).
No entanto, com o decorrer da implantação, surgiram interesses de pessoas da IEAB de outras regiões. Ainda mantendo o objetivo principal que é “produzir meios de passar informações para fortalecer pessoas em risco social e emocional, criando assim mais resiliência” o Elos foi reestruturado, buscando maior abrangência, mais visibilidade e desenvolvendo materiais atemporais e globais.
Eixos
Para o sucesso do projeto, foram definidos seis eixos de trabalho:
– Perspectiva de vida;
– Saúde mental;
– Luto;
– Desestrutura familiar
– Tipos de violência
– Cuidar de quem cuida.
Como esses eixos são trabalhados, gerando resiliência?
As abordagens destes assuntos são feitas através de uma série de ferramentas
– Um site informativo e de apoio com foco nos seis eixos e outros materiais do projeto (www.projetoelos.ong.br);
– Revista digital com os temas abordados por especialistas (publicada até fevereiro/2023 no site);
– Criação de um podcast para abordar os assuntos, chamado PodBem+ (já que com informação você pode bem mais), e que está disponível nos principais agregadores;
– Canal do YouTube (@podbem) com a gravação em vídeo do podcast.
Além disso, foram desenvolvidos materiais gráficos, entregues para as duas Dioceses gestoras, para divulgar mais o projeto e explicar o que está sendo feito.
Em relação aos podcasts, eles contam com dois convidados, sendo um especialista sobre o tema e o outro uma pessoa ligada à IEAB. A host é a Letícia Cardoso e a co-host é a Paula Mello, ambas idealizadoras do projeto e da DM, em conjunto com o colega da DAP, Ruan Isnardi.
As gravações estão tendo um excelente retorno, com visualizações até internacionais.
Revista digital
Após fevereiro, quando entra no ar a revista digital, a continuidade do projeto será estudada. Ela depende de alguns fatores, entre eles, a divulgação dos nossos canais e, em especial, do Podcast. Por isso, contamos com toda a comunidade da IEAB para apoiar esta ideia, pois além de tudo, o conteúdo é bastante relevante.