IEAB prepara cartilha de comunicação com dicas e facilitadores, com distribuição gratuita

A equipe de comunicação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) está preparando uma cartilha explicativa cheia de dicas e facilitadores para fazer a sua comunidade “bombar” nas redes. Nela serão apresentados programas gratuitos que podem ser utilizados na comunicação da sua diocese ou comunidade, ampliando o alcance das mensagens.

Esse material ainda está em fase de pesquisa e preparação. O passo seguinte será sua validação junto aos organismos internos da IEAB e, tão logo seja aprovado, será publicado aqui neste site. A distribuição vai ser feita de modo on-line e gratuita.

Por qual razão investir em comunicação?

A comunicação é fundamental para qualquer instituição, incluindo igrejas e comunidades de fé. Em uma sociedade cada vez mais “em rede”, ela é uma das principais formas de se conectar com as pessoas, sejam da comunidade, ou não. Investir em comunicação significa aumentar a visibilidade da igreja ou comunidade, tornando-a mais acessível para membros e interessados em conhecer, no nosso caso, o que é “ser pessoa anglicana”.

Outra razão importante para investir em boas ferramentas de comunicação é a possibilidade de alcançar novos públicos. Hoje em dia, há muitas maneiras de se comunicar, e a internet oferece uma gama de ferramentas gratuitas que podem ser usadas por nossas igrejas. Aproveitar tais meios para levar nossa mensagem além das nossas fronteiras é fundamental para que mais e mais pessoas conheçam a #nossaIEAB.

“Quem não comunica se trumbica”

Se a igreja ou comunidade não se comunica de maneira eficaz, sua mensagem corre o risco de ficar sempre restrita a um núcleo fechado de pessoas que frequentam a comunidade. Por outro lado, quando a comunicação é bem feita, isso significa ter mais chances de que novas pessoas saibam o que está acontecendo e como podem participar.

Por fim, é importante lembrar que a comunicação é uma parte fundamental da missão de “ser igreja” (Mateus 28:19,20). E quando fazemos isso de modo eficaz, os resultados costumam ser bem legais – sobretudo quando a comunidade está inteiramente envolvida.