Centenário da Missão Japonesa: celebração e gratidão
13 de março de 1923: o início da Missão Anglicana Japonesa no Brasil. Há 100 anos, João Yasoji Ito reuniu pessoas no Bairro da Liberdade, em São Paulo, e realizou um primeiro culto anglicano em língua japonesa. Um século depois, os muitos frutos dessa bela missão seguem sendo colhidos, trazendo motivos de sobra para celebrar e agradecer.
Público presente
Bispas e bispos, clérigas, clérigos, leigos e leigas de toda a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil foram convidados a participar, no dia 12 de março, na Paróquia Anglicana de São João, em São Paulo (SP), da celebração dos 100 anos da Missão Japonesa no Brasil. O clima presente foi um misto de júbilo, saudade (dos que já se foram) e muita gratidão.
Primaz do Japão e esposa
Na celebração, também esteve presente o bispo primaz da Igreja Anglicana do Japão (Seiko Kai), o Luke Kenichi Muto, acompanhado de sua esposa Kazumi.
Após a celebração, aconteceu uma reunião com o bispo primaz do Japão, juntamente com a Câmara Episcopal Brasileira. Foi um momento de partilha dos dons e desafios.
Na avaliação dos presentes, foi “uma rica celebração marcada pela emoção e história”. Que o bom Deus continue abençoando as comunidades japonesas de nossa querida Igreja.
Programação completa da celebração
A celebração pelo centenário da Missão Japonesa teve seu clímax no dia 12 de março. Mas, antes disso, outras atividades foram organizadas.
No dia 5 de março, em Registro, foi realizada uma celebração na Capela de Todos os Santos, com almoço (motiyori), e posterior roda de conversa, seguida de visita à Paróquia Cristo Rei, Rio Ribeira de Iguape, e Museu e Memorial da Imigração Japonesa.
Em Curitiba, no dia seguinte, 6 de março, foi feita uma celebração em japonês, na Catedral de São Tiago. No dia 9, quinta-feira, houve uma visita à Comunidade Yuba. Já em em Pereira Barreto, no dia 10, teve outra celebração, desta vez bilíngue, na Paróquia de Santo André. Em São Paulo, no dia 11, houve um chá na Paróquia da Santa Cruz.
Finalmente, no dia 12, foi realizada a celebração na Paróquia de São João, Pinheiros.
Devocionário Sementes
O Devocionário Sementes, publicação anual de meditações diárias da Província, este ano de 2023 tem como tema o Centenário da Missão Anglicana Japonesa no Brasil.
Pessoas de diversas idades foram convidadas a contribuir com reflexões. O reverendo Carolino Augusto, arcediago da Região Noroeste de São Paulo e reitor da Paróquia de Santo André, escreveu para o dia de Santo André. Para o dia 13 de março, dia do início da Missão Japonesa, escreveu Júlio Dias, que tem pesquisado sobre Yasoji Ito e a Missão.
Para o dia 7 de agosto, dia que fazemos memória de Yasoji Ito, escreveu o reverendo Eduardo Henrique, que, anos atrás, sugeriu a inclusão do reverendo Ito no calendário da IEAB. Da Diocese do Paraná, Megumi Sanada e Chigueco Murakami, escreveram.
E, do Japão, o bispo Eisho Uehara, da Diocese de Okinawa, o bispo Haruhisa Iso e o reverendo Satoshi Kobayashi, da Diocese de Osaka, enviaram suas meditações. Além disso, a reverenda Irene Tanabe, missionária da Igreja Episcopal dos EUA, que atualmente está em Okinawa, também colaborou.