O profeta Amós clama: “Mas antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca” (Amós 5:24). Portanto, somos chamados a nos juntar ao rio da justiça e da paz para abraçar a justiça climática e ecológica e falar com e pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e perda da biodiversidade.
Como povo de Deus, devemos trabalhar juntos em nome de toda a Criação, como parte deste poderoso rio de paz e justiça. Mas como engajar sua comunidade nisso?
Nossas orações devem clamar por justiça não apenas para os seres humanos, mas para toda a criação. Em aliança com a paz, somos chamados a nos arrepender dos nossos pecados ecológicos e a mudar nossas atitudes e ações.
A “preparação” para o Tempo da Criação 2023 começou em março deste ano. A ideia é que os materiais da campanha cheguem o mais breve possível às lideranças locais, para que consigam chamar as comunidades a participar ativamente da ação, sensibilizando-as sobre o tema e sobre como responder ao grito da criação nos lugares onde o Senhor nos chama em nossos diversos contextos. Esta etapa de “preparação” é fundamental para criar vínculos e relações como Povo de Deus que cuida da nossa casa comum.
Baixe aqui materiais gráficos para o Tempo da Criação.
O que é o Tempo da Criação?
O Tempo da Criação é um tempo para renovar a nossa relação com o Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o Tempo da Criação, nos unimos às nossas irmãs e irmãos em oração e ação pelo Planeta.
O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou o dia 1° de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos, em 1989. De fato, o ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo.
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) foi chave para transformar isto em um tempo, estendendo a celebração do dia 1° de setembro a 4 de outubro.
Seguindo a liderança do Patriarca Ecumênico Dimitrios I e o CMI, os cristãos ao redor do mundo abraçaram o tempo como parte do seu calendário anual. O papa Francisco realizou a acolhida oficial deste tempo na Igreja Católica Romana, em 2015.
Nos últimos anos, declarações de líderes religiosos do mundo todo também encorajaram os fiéis a dedicarem tempo para cuidar da criação durante esta celebração de um mês.
Hoje, oficialmente, o Tempo da Criação começa dia 1° de setembro, o Dia Mundial de Oração pela Criação, e termina dia 4 de outubro, a Solenidade de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia e amado por tantas denominações cristãs.
Durante a celebração de um mês, os 2,2 bilhões de cristãos no mundo se unem pelo cuidado da nossa casa comum, o planeta Terra.