Diálogos Anglicanos: o podcast da Diocese Anglicana do Rio

A Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ) vem apostando em novas formas de se comunicar com seu público – algo muito bem-vindo na “era da informação”. Além de usar as mídias sociais (Instagram e Facebook) com regularidade, divulgando as ações anglicanas no Rio, o time da DARJ está fortalecendo as comunicações da Diocese via podcasts.
Denominado Diálogos Anglicanos, os podcasts têm transmissão ao vivo no canal do YouTube da DARJ e versam sobre os mais variados temas, que podem ir desde “Movimento Negro Evangélico” até as “Interseções entre C.S. Lewis e o Anglicanismo”.
Sobre o assunto, conversamos com o João Aranha, um dos responsáveis pela operacionalização dessa iniciativa. João tem 38 anos, é casado com Ana Cláudia, servidor público, bacharel em Administração, especialista em Gestão de Recursos Humanos e em Direitos Humanos, mestre em Sistemas de Gestão e graduando em Teologia. “Atualmente, sou membro da Paróquia Anglicana de Todos os Santos (Niterói-RJ) e do Movimento Ecumênico de Niterói, além de ser um dos participantes, juntamente com os amigos Fábio Beilfuss e o reverendo Moroni Vasconcellos, do ‘Diálogos Anglicanos’”, explicou.
  1. João, como surgiu esse podcast?

A iniciativa surgiu por uma ideia do Fábio Beilfuss (da Missão Anglicana do Espírito Santo, em Magé-RJ), que foi convidado pelo Rev. Moroni Vasconcellos (da Paróquia Anglicana Cristo Rei, na Cidade de Deus, e da Missão Anglicana de São Pedro, em Rio das Pedras e Guaratiba, todas na capital fluminense, e atual coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro – DARJ), a fazer parte deste GT, considerando a experiência prévia do Fábio em meios de comunicação e o déficit de pessoas para ajudá-lo nesta tarefa. 
Dentro deste GT, Fábio propôs como uma das ações do grupo a criação de um programa que fosse veiculado pelas redes sociais da DARJ, no qual houvesse um espaço aberto para que se conhecessem ações de dentro e fora da nossa diocese e da própria IEAB, além de discutir sobre temas das mais diversas áreas com a ótica própria que o Anglicanismo oferece. Quando conheci o Fábio e, posteriormente, o Rev. Moroni, conheci a ideia, achei muito interessante, fui convidado e aceitei fazer parte do grupo que apresentaria e auxiliaria nos debates, além de também ajudar na parte técnica.
  1. Qual é a periodicidade das publicações?

Os programas são transmitidos ao vivo pelo canal de Youtube da DARJ (youtube.com/@DioceseAnglicanadoRiodeJaneiro) às 2ªs e 4ªs terças-feiras de cada mês, às 19h00. Porém, aos que não conseguem assistir em tempo real, todas as conversas ficam gravadas no próprio canal de Youtube da DARJ e, também, posteriormente, são disponibilizadas como podcast, nas plataformas de áudio Spotify e Deezer.
  1. Quais são os principais temas que vocês tentam trabalhar?

Não damos foco em um único tema, em específico, mas nos esforçamos para trazer o maior número de temas possíveis, com o intuito de ser auxílio no conhecimento inicial sobre aquilo que é tratado. A diferença para muitos conteúdos produzidos é que há um esforço para que os assuntos não se esgotem, nem para que tenhamos um veredito final sobre os mesmos, mas, para que seja a fagulha inicial de debate e expansão do conhecimento daqueles que são alcançados, tanto para dentro de suas comunidades de fé quanto para outros locais os quais o diálogo seja possível. Ou seja, é trazer à tona os mais variados temas, porém, na posição de pensá-los a partir do jeito de ser Anglicano.
  1. Por qual razão é importante que ações como essa ganhem mais espaço?

Ao promover os “Diálogos Anglicanos”, um de nossos pensamentos principais é de fazer com que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo e ampliar a disseminação e discussão dos assuntos abordados. E, sem dúvida, as plataformas de áudio são importantíssimas para que o nosso conteúdo seja mais conhecido por uma faixa de idade mais jovem e/ou aqueles que não dispõem de tempo para ficarem diante de seus dispositivos digitais para ver um vídeo de, mais ou menos, uma hora, preferindo ouvi-lo durante seus afazeres. Então, disponibilizar os conteúdos que criamos no Youtube, Spotify e Deezer (e talvez outros, no futuro), como fazemos, é fundamental para a concretização desse nosso objetivo.
  1. Quem apoia, hoje, essa iniciativa?

Os “Diálogos Anglicanos” são uma iniciativa do GT de Comunicação da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ).
  1. Gostaria de acrescentar alguma informação que considere interessante?

Convidamos a todos a acessar os “Diálogos Anglicanos”, tanto pelo canal do Youtube, quanto pelo Spotify ou Deezer, nos seguir por lá e, se gostarem, curtam e compartilhem com outras pessoas. Além disso, estamos abertos a críticas, opiniões e sugestões de temas e convidados, os quais podem ser feitos através de nossas redes sociais, além do próprio Youtube. Gratidão a todos e todas e que Deus lhes abençoe na caminhada!