Visita Episcopal ao Distrito Missionário Anglicano

Entre os dias 11 a 18 de agosto, paroquianos e paroquianas do Distrito Missionário da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) receberam a visita da bispa primaz Marinez Bassotto, acompanhada da secretária-geral da IEAB, Christina Takatsu Winnischofer – que tem o papel de fazer a supervisão e orientação administrativa das paróquias e projetos visitados.
Iniciando sua agenda com visita à comunidade São Pedro São Paulo (Ariquemes-RO), que é um ponto missionário na zona rural, foi realizada celebração eucarística, batizados, finalizando com um delicioso almoço comunitário. No dia 12, aconteceu mais uma celebração eucarística, com batizados na Paróquia da Santíssima Trindade, também na cidade de Ariquemes. A paróquia completou 23 anos de existência, sendo a primeira paróquia do Distrito Missionário, que hoje conta com dois pontos missionários, sendo a comunidade São Pedro São Paulo e a da Ressurreição, em Porto Velho-RO.
Também na tarde do dia 12, teve a visita institucional à Casa Noeli dos Santos que, no dia seguinte, passou por uma reinauguração – fato possibilitado graças a um projeto facilitado pelo Poder Judiciário local, que permitiu a revitalização de sua estrutura física. A bispa primaz, Marinez, agradeceu pela parceria e parabenizou a todas as pessoas envolvidas com os trabalhos da Casa Noeli, trabalhos que salvam vidas, e finalizou com uma benção.
No dia 13, a reverenda Elineide Oliveira acompanhou a bispa primaz e a secretária-geral em alguns órgão públicos, sendo recebidas por autoridades locais (detalhes mais abaixo), iniciando na Prefeitura de Ariquemes, onde foram recebidas pela prefeita Carla Redano. Foi uma visita de cordialidade pela parceria junto ao município, que a Igreja mantém através da Associação Anglicana Desmond Tutu, mantenedora da Casa Noeli dos Santos. Elineide, Marinez e Christina também se encontraram com o Sr. Marco Antônio Lazaretti, que apresentou como acontecem as reuniões dos Conselhos Municipais de Direito, dos quais a Igreja e a Associação tem cadeira, e apontou a importância da participação da Igreja e da Associação nesses conselhos, frisando o bom impacto da Igreja no município.
Ainda no dia 13, foi realizado um bonito momento de espiritualidade com a equipe da Casa Noeli. Já no dia 16, foi a vez de ser feita uma importante capacitação aos membros da paróquia da Santíssima Trindade. O tema? O discipulado intencional. 
No dia 17, a bispa primaz e a secretária-geral se deslocaram para a capital, Porto Velho (RO), para a realização do culto ecumênico. Na oportunidade, foi realizada a instituição do ministro leigo da comunidade da Ressurreição, Cleber Mauricio.

Secretaria de Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social também esteve na agenda das visitas. Ali, a delegação anglicana foi apresentada aos programas e projetos executados pela Secretaria, alguns dos quais a Associação Anglicana Desmond Tutu está diretamente envolvida.

Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

Outro momento importante nesses dias de visita episcopal foi a ida à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). “Nós apresentamos o que a IEAB está fazendo no estado de Rondônia e também no nível nacional, incluindo as várias frentes que temos na defesa dos Direitos Humanos, o trabalho de enfrentamento à violência doméstica, das pessoas LGBTQIA+, incentivo ao ecumenismo e diálogo inter-religioso”, disse Christina.

Foto: Ascom Emeron

Pela Emeron, prestigiaram esse encontro: desembargador Raduan Miguel Filho, diretor da Emeron; juíza de Direito Karina Miguel Sobral, vice-diretora da Emeron; juiz de Direito Arlen José Silva de Souza, coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep) da Emeron e o juiz de Direito Audarzean Santana da Silva, membro do Conselho Superior da Emeron.

Momentos de proximidade

Vale lembrar que “a visita episcopal é uma tarefa da primazia – o que inclui o cuidado com o Distrito Missionário”, conforme explicou a bispa Marinez. Momentos como esse, aliás, trazem a renovação da espiritualidade para todos das comunidades visitadas, e proporciona às/aos visitadoras/visitadores momentos de proximidade e de acolhimento fraternal.