CESE realiza 23ª edição da Campanha Primavera para a Vida

Será lançada, neste mês de setembro, a 23ª edição da Campanha Primavera para a Vida.

A Campanha, que este ano tem como tema Semeando boas sementes, regando a esperança – “A Paz é fruto da justiça” (Isaías 32, 17), faz alusão à trajetória de 50 anos da organização.

A escolha do tema

Celebrar cinco décadas de articulação ecumênica de resistência, de denúncia das violações de direitos e de anúncio por uma sociedade democrática, e socialmente justa, nos faz refletir sobre nossa atuação no atual contexto brasileiro. Como igrejas cristãs, estamos sendo provocadas a nos posicionarmos profeticamente diante dos atentados às vidas. Povos originários, comunidades tradicionais, o povo negro e as mulheres são as populações que mais têm sofridos com fundamentalismos, o racismo estrutural e o feminicídio. Diante dessa realidade, a CESE se desafia a continuar a diaconia transformadora a serviço da vida. Uma diaconia para semear e colher fé, amor e esperança, indo contra a corrente, em busca de um projeto alternativo e uma outra possibilidade de viver.

É tempo de reafirmar compromissos e conjugar o verbo esperançar. E com a chegada da primavera convidamos irmãs e irmãos para semear boas sementes e regar a esperança.

O lançamento

Para marcar a data do lançamento, a CESE promoverá uma roda de diálogo no dia 19 de setembro, às 18h30, na sede da organização, em Salvador. A atividade contará a presença da Pastora batista e teóloga feminista, Odja Barros, doutora em Teologia e coordenadora do Grupo de Leitura Feminista da Bíblia Flor de Manacá. E também do nosso amigo e parceiro Edmilson Schinelo, biblista popular, colaborador junto ao Centro de Estudos Bíblicos e professor da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.

O evento é aberto ao público e também contará com a participação de pessoas de organizações ecumênicas e populares.

A mediação será de Sônia Gomes Mota, diretora executiva da CESE e pastora da IPU (Igreja Presbiteriana Unida) e da Rev. Bianca Daébs, assessora para ecumenismo e diálogo inter-religioso da CESE e Pastora da IEAB (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil). Na ocasião faremos o lançamento de uma publicação com reflexões bíblico-teológicas sobre o tema da campanha.

Feijoada Solidária

Igrejas locais e nacionais, entidades parceiras, apoiadores/as, pessoas amigas da CESE e representantes de projetos apoiados estão convidados/as para a tradicional feijoada solidária da Campanha Primavera para a Vida, que acontecerá no dia 30 de setembro, sábado, na sede da CESE.

A atividade começará às 10h com a feira solidária dos produtos de organizações populares apoiadas pela CESE e bazar com roupas e acessórios a preços populares, seguida da tradicional feijoada da primavera (no valor de R$ 35), música ao vivo e sorteio de brindes. O evento contará com a venda de bebidas e sobremesas.

Toda renda obtida com a atividade será revertida para apoiar projetos recebidos pela CESE.

Os convites para essa ação estão disponíveis na CESE (Rua da Graça, 150). Mais informações em: (71) 2104-5457.

A inciativa acontece durante a primavera e terá diversas ações, Acompanhe a programação da campanha nas redes da CESE!

Histórico da Campanha

Realizada desde o ano 2000, a Campanha Primavera para a Vida tem o objetivo de estreitar e ampliar a articulação com as bases das Igrejas e mobilizar recursos para as atividades da CESE em todo o país (fortalecendo os grupos populares nas suas lutas por direitos, por meio do apoio a projetos).

A CESE foi fundada por igrejas com apoio da cooperação ecumênica internacional que assumiu o compromisso com os direitos humanos e o fortalecimento dos movimentos sociais. Nos últimos anos, os recursos dessa cooperação vêm diminuindo, o que afeta a realização das propostas da CESE, principalmente a manutenção do apoio a pequenos projetos.

A cobertura completa da Campanha Primavera para a Vida você acessa em www.cese.org.br.