Salvador (BA) recebe 2ª edição do Baianão Ecumênico
Entre os dias 20 e 22 de outubro, a capital baiana, Salvador, foi palco da segunda edição do Baianão Ecumênico, um evento que, como o próprio nome sugere, busca fortalecer a caminhada ecumênica de seus participantes. Sob a coordenação do Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC), o evento teve como tema o “Cuidado com a Casa Comum” – tema este que dialogou com o Tempo da Criação (saiba mais aqui).
Cerca de 100 pessoas participaram do Baianão. Elas eram de diversas denominações cristãs, movimentos sociais e organizações baseadas na fé. Entre essas organizações, destacamos: Presbiterianos Unidos, Presbiterianos do Brasil, Episcopais Anglicanos, Luteranos, Batistas, Católicos Romanos, Comunidade da Trindade, Focolares, CEBI-Bahia, Koinonia e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
O Baianão Ecumênico recebeu, ainda, pessoas adeptas do Candomblé e da Umbanda, que se somaram à nossa diversidade religiosa para, mais uma vez, mostrar que o diálogo e o respeito mútuo é possível e desejável entre nós.
“A programação do Baianão contou com a assessoria de Gógo Malvezzi, Isabel Dessana (indígena) e Iuri, que nos falaram sobre o cuidado com a Criação a partir do Cerrado e da Amazônia”, explicou Bianca Daébs, reverenda anglicana e assessora para ecumenismo e diálogo inter-religioso da CESE.
Também teve oficinas oferecidas no encontro sobre energias renováveis (MAB); Impactos ambientais na Ilha de Maré (Movimento de Pescadores e Marisqueiras); Agroecologia e Agrofloresta (Terra Aram) e Reciclagem (Nós da Criação). Sem dúvida, esses momentos foram um ponto forte do encontro, apresentando conflitos e estratégias de enfrentamento.
Outro dado inovador foi a redução de uso de papel e o acesso livre ao acervo de fotografias, documentos do encontro e liturgias através da bio: https://lnk.bio/baianaoecumenico
Na mística final, os grupos ali representados apresentaram seus compromissos de cuidar da Casa Comum e junt@s, celebraram a unidade na diversidade.
Texto: Bianca Daébs Edição e revisão: Comunicação IEAB Fotos: João Daébs e Lucas Dias