Delegação da Igreja Anglicana do Canadá esteve no Brasil

Neste mês de novembro, uma delegação da Igreja Anglicana do Canadá esteve no Brasil, a convite da bispa primaz da IEAB, Marinez Bassotto, para uma visita solidária. A visita ocorreu em um momento em que a região tem sido castigada por secas e queimadas.
A delegação canadense estava composta pela primaz Linda Nicholls, o representante da Diocese de Huron, bispo Todd Townshend, e a representante do Fundo da Primaz do Canadá, Andrea Mann. Nesses dias, a delegação foi acompanhada de perto pela nossa primaz, bispa Marinez, e pela secretária-geral da IEAB, Christina Winnischofer.

Estreitando laços

Juntos, eles buscaram estreitar laços fraternos e elevar orações por justiça climática e pela defesa da Amazônia, neste momento crítico de crise. 

Muitos compromissos

Nesses dias de visita, a comitiva canadense teve a oportunidade de fazer um passeio pelo Museu da Amazônia (Musa), onde interagiram com pesquisadores locais.
Também houve espaço para o ecumenismo. A delegação canadense, juntamente com a bispa Marinez e a secretária-geral, Christina, visitaram o cardeal arcebispo da Igreja Católica Apostólica Romana, dom Leonardo Ulrich Steiner (Arquidiocese de Manaus). 
O momento foi de troca de experiências e compartilhamentos de esperanças. Mundo afora, as igrejas Católica e Anglicana desenvolvem, em plena unidade, uma série de trabalhos de cunho diaconal e evangelizador. No encontro em Manaus, essa parceria foi reforçada por meio de diálogos que versaram sobre cuidados com a Casa Comum (o planeta Terra).
Ainda no campo da seara ecumênica, no auditório da Faculdade La Salle, em Manaus, eles participaram da Celebração Ecumênica pela Amazônia, promovida pela Rede Amazonizar. O momento reuniu lideranças religiosas de diferentes denominações e movimentos sociais amazônicos em oração pela região.

Conhecendo projetos

A delegação conheceu de perto alguns importantes projetos desenvolvidos no estado, entre eles: Projeto Emergencial (Ação Solidária com Povos Indígenas na Amazônia – Horta dos Waraos – Parceria com PWRDF e Movimento dos Atingidos por Barragens); Projeto Plantando Vidas; Curso de Educadores Populares na Amazônia (Parceria Unipop), Bom de Escola – Bom Luta (Dojô Cicero Costha), Projeto sobre Insegurança Alimentar e Projeto Iniciativa de Resiliência na Amazônia (Episcopal Relif & Development – ERD).

Último dia

O último dia dos visitantes foi na aldeia Santa Maria, às margens do rio Tarumã-açu. Ali, foi possível ver os baixos níveis da água que estão deixando isoladas as comunidades ribeirinhas, uma vez que os barcos não conseguem navegar. Na oportunidade, eles viram de perto a variedade das nossas frutas tropicais, aves nativas, artesanato e participaram de uma roda de conversa com mulheres sobre a importância de se manterem organizadas e de como a associação que criaram (com apoio da DAA) já estava dando frutos.

Avaliação da nossa primaz, bispa Marinez Bassotto

“A visita da comitiva do Canadá foi uma excelente oportunidade de fortalecimento dos laços de companheirismo entre a nossa Diocese Anglicana da Amazônia e a Diocese Huron, bem como fortalecimento das relações entre IEAB e a Igreja Anglicana do Canadá, ambas Províncias da Comunhão Anglicana. São muitas as coisas que nos aproximam, por exemplo, nossa caminhada de inclusão da comunidade LGBTQIA+, nosso respeito à diversidade como dádiva de Deus, nosso desejo de fortalecer as lutas por direitos dos nossos povos originários, a busca de vivenciar a Quinta Marca da Missão na Comunhão Anglicana que nos chama a cuidar, preservar e renovar a vida da Terra”, disse Marinez.
Foi um tempo especial de partilha e de vivência dos nossos desafios de ser Igreja de Deus para o Mundo de Deus neste nosso território continental chamado Amazônia. Nossa oração é que tenhamos muitas outras oportunidades de partilha como tivemos nestes dias com a Igreja Anglicana do Canadá, e que essa experiência tenha sido um novo passo de uma longa e frutífera caminhada”, concluiu.