Concílio da Diocese Anglicana da Amazônia destaca compromisso com meio ambiente
A 18ª edição do Concílio da Diocese Anglicana da Amazônia foi realizada com sucesso, destacando-se pela discussão aprofundada sobre questões ambientais e desenvolvimento sustentável. O evento, que aconteceu de 24 a 26 de novembro, teve como sede a Catedral Anglicana de Santa Maria, em Belém do Pará.
O tema escolhido para este ano foi “Chamados e chamadas a manter e renovar a vida da Terra. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável“, com base no versículo bíblico Apocalipse 22:2. O Concílio reuniu representantes de todas as comunidades, paróquias, missões e pontos missionários da Diocese, bem como o clero Diocesano, provenientes dos estados do Amazonas, Amapá e Pará.
A programação incluiu uma Conferência de Lideranças, denominada Eco-Confelíder, que explorou o tema do desenvolvimento sustentável e meio ambiente. A atividade contou com recursos visuais fornecidos pela Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas (IRI) e utilizou o Manual Diocesano de Boas Práticas Ambientais.
A bispa primaz e anfitriã do Concílio, Marinez Bassotto, destacou a urgência de repensar as relações interpessoais, humanas e com o meio ambiente. “Precisamos nos reconectar com a criação como um todo, redescobrindo-nos como parte dessa criação”, enfatizou.
Durante o evento, foram abordados diversos temas administrativos, como eleições, relatórios estatísticos, aprovação do orçamento para o próximo ano e relatórios do ano anterior. Também foram apresentados o Plano Diocesano de Comunicação e a Política de Sustentabilidade Ambiental.
Carta Pastoral
A carta pastoral do Concílio ressaltou a importância desses encontros, que se configuram como momentos de comunhão e partilha. Além disso, eles fortalecem a unidade diocesana como elemento fundamental para renovar a esperança e a animação para a Missão. Bispa Marinez afirmou, neste sentido, que o Concílio foi um tempo de despertamento e busca por novos caminhos.
O evento foi encerrado no domingo pela manhã, com a celebração da ordenação diaconal de Iuri Rogério da Silva Lima, destinado ao ponto missionário Santa Maria Madalena Apóstola, em Manaus-AM. “Mais um servo de Deus, mais alguém para servir nesta missão tão importante de ser Igreja de Deus para o mundo de Deus na Amazônia“, declarou a bispa Marinez.