Participando da Cúpula Ecumênica “Growing Together”, entre os dias 22 e 29 de janeiro de 2024, nossa bispa primaz, Marinez Bassotto, encontrou-se com o papa Francisco. Momento de reafirmação da unidade, o encontro ocorreu durante a celebração de encerramento da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), do hemisfério Norte.
No hemisfério Norte, o período tradicional para a SOUC é de 18 a 25 de janeiro. Aqui no Brasil (hemisfério Sul), as Igrejas celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o CONIC lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.
Unidade visível
Como apresentamos anteriormente em outro artigo em nosso site (veja aqui), a Cúpula ocorreu em dois locais distintos: dias 22, 23, 24 e 25/01), em Roma (Itália), e dias 26, 27, 28 e 29/01, na Cantuária (Inglaterra). A “Growing Together” reuniu bispos e bispas anglicanos/as e católicos/as, buscando fortalecer os laços de amizade, compreensão mútua e colaboração. A iniciativa, organizada pela IARCCUM (Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana para Unidade e Missão), contou com momentos de diálogo
A cúpula destacou a importância de trabalhar juntos em missão e testemunho, celebrando o que ambas as tradições religiosas têm em comum.
Desafios pastorais compartilhados
As pessoas presentes exploraram questões que vão desde desafios pastorais em ambientes secularizados até situações de conflito e sofrimento em várias partes do mundo. A colaboração entre anglicanos e católicos foi destacada em contextos como Hong Kong, onde enfrentam desafios políticos e sociais, e no Sudão e Sudão do Sul, onde as igrejas desempenham um papel mediador em meio a conflitos.
Cantuária
Na Cantuária, a Cúpula contou com mesas redondas bem participativas, com o objetivo de abordar maneiras nas quais podemos colocar “nossa fé cristã comum” em prática, nas comunidades locais, dando testemunho público de unidade. Também foi discutida a necessidade de uma colaboração mais estreita entre anglicanos e católicos mundo afora, reconhecendo que, apesar dos desafios, muita coisa pode ser feita em comum.
Ao final da jornada na Cantuária, bispas e bispos saíram renovados como verdadeiros companheiros de peregrinação uns dos outros, comprometendo-se a continuar a missão conjunta no mundo. O cardeal Stephen Chow, de Hong Kong, enfatizou o chamado para serem parceiros de Jesus, trabalhando em comunhão para a missão do Deus Triúno.
A cúpula encerrou com a esperança de que, no futuro, anglicanos e católicos possam compartilhar ainda mais pontos rumo à unidade que se constrói na diversidade.
Documento final
Leia, neste link, o documento final emitido pela Cúpula.