Papel da mulher na Igreja: papa convida bispa anglicana para reunião com cardeais
O papa Francisco, ao longo de seu ministério, tem demonstrado interesse crescente no papel das mulheres dentro da Igreja. O último passo nesta direção, que também teve um contorno ecumênico, foi o convite à Jo Bailey Wells, bispa anglicana, para que se juntasse ao Conselho de Cardeais em um encontro sobre o papel da mulher na Igreja.
Esta não é a primeira vez que Francisco convida mulheres para as reuniões do Conselho. Já participaram dessas reuniões Lucia Vantini, teóloga italiana, e Linda Pocher, salesiana.
Além de discutir o papel das mulheres na Igreja, temas da atualidade também são abordados nestes encontros. É importante destacar que a presença de Jo Bailey Wells, bem como de outras mulheres, não é mero acaso. Ela reflete esse esforço do papa Francisco para ouvir e incorporar perspectivas femininas nas decisões eclesiásticas.
Casada e mãe de dois filhos, Wells, que também é secretária-geral adjunta da Comunhão Anglicana, traz consigo uma vasta experiência em liderança eclesiástica, tendo vasta experiência de trabalho na África, liderando comunidades na África do Sul, Uganda, Sudão do Sul e, na América, onde já atuou no Haiti. Além disso, ela foi professora do Antigo Testamento no Ridley Hall e professora de Bíblia na Universidade de Duke.