Março é o mês de aniversário da Diocese Anglicana de Pelotas, cuja implantação aconteceu no dia 12 de março de 1989, no tempo quaresmal. Este ano, 2024, a celebração de ação de graças do 35° aniversário aconteceu no sábado, dia 9, precedida do Encontro Diocesano de Ministros Leigos e Ministras Leigas, na Catedral do Redentor. Paróquias e missões estavam devidamente representadas.
O encontro começou pela manhã, motivado pela bispa diocesana Meriglei Simim que enfatizou o uso do Livro deOração Comum e a preparação cuidadosa da liturgia na celebração semanal. Ponderou, ainda, sobre a importância da preparação devocional dos ministros e ministras, sempre acompanhada do estudo da Bíblia, história da igreja, liturgia, vivência da fé e testemunho do Evangelho.
Os 14 ministros e ministras presentes estavam acompanhados dos respectivos párocos e pároca, que também participaram ativamente do encontro e partilharam experiências.
À tarde houve momento prático sobre o zelo com o altar e cuidado com os paramentos e linhas da comunhão. O encerramento aconteceu às 15h, com celebração eucarística presidida pela bispa diocesana e co-celebração dos presbíteros presentes. A reverenda Maria Isabel Rodrigues Lima, reitora da área pastoral Santo Antônio (Florida, interior de Canguçu), foi a pregadora.
Pregação
Em sua pregação, a reverenda Isabel saudou o tempo de caminhada da Diocese e de todas as pessoas que fizeram e fazem parte dessa história. Ela também falou sobre o Dia Internacional da Mulher. “Felizmente, o mundo avançou bastante em direção à dignidade, à justiça, à igualdade entre homens e mulheres. Mas ainda acontece de mulheres sofrerem críticas pelo posto que ocupam, pela roupa que usam, pela evangelização que realizam, etc. Isso faz com que gere uma competição entre gêneros, quando a Divina vontade é que homens e mulheres se completem! Jesus Cristo responde a esse comportamento do mundo em S. Mt. 28:10 ‘Não temais; ide, e dizei a meus irmãos que se dirijam à Galiléia, e lá me verão.’ Numa época em que mulheres não tinham o direito de testemunhar num tribunal, a missão de levar aos homens a notícia mais importante do mundo, a ressurreição, foi delegada por Jesus, a uma mulher! Com isso encerra-se todos os questionamentos!”, disse.