Paróquia de Todos os Santos celebra o centenário de sua Organista Emérita
No dia 17 de março, a Paróquia de Todos os Santos (DASP) rendeu ação de graças pelo aniversário de 100 anos de sua organista emérita, D. Isa Thomas. A ação de graças, que ocorreu durante a celebração em memória de São Patrício, contou com a presença de paroquianos, amigos, familiares e ex-alunos.
Após a celebração, houve uma confraternização.
Quem é Isa Thomas
“O Brasil já parecia mais a nossa cara do que a Inglaterra”, resume a inglesa que havia vivenciado a Blitz sobre Londres, na Segunda Guerra Mundial.
Nascida em 18 de março de 1924, em uma pequena cidade inglesa, Isa Mignon Thomas optou pela imigração devido aos movimentos que aconteceram por causa da guerra. Seu marido, Eric G. W. Thomas, serviu no Stars in Battledress, corpo de animação dos soldados britânicos cuja missão era se apresentar nas bases aliadas pela Inglaterra. Eric cantava, dançava, interpretava.
Quando tudo acabou, ele e outros milhares de combatentes voltaram para suas casas. Assim, Isa e Eric retornaram para Plymouth, na costa Sul do país, porém, encontraram uma cidade em ruínas devido ao severo bombardeio alemão.
Devido à falta de trabalho ou perspectiva, vem a dura decisão: a imigração. O lugar fora escolhido principalmente porque seu filho Robert, então pequeno, sofria de uma doença pulmonar. Na época, o aquecimento nas casas inglesas era racionado, e o menino precisava do calor. Então, o Brasil lhe pareceu a escolha mais correta para suas vidas, devido ao clima tropical.
No Brasil, a família foi primeiramente para a cidade de Maringá, onde tiveram que se acostumar com a vida na roça, que incluía comida em fogão à lenha e água de poço. Porém, a falta de estrutura acabou levando a família para São Paulo, onde, em 1958, aceitaram o convite para abrir uma filial da escola Yázigi, na cidade de Santos.
Em 1964, a família voltou para a Inglaterra, devido ao golpe militar que o Brasil tinha sofrido, o que gerou inseguranças na família.
Contudo, diversas situações trouxeram a família novamente ao Brasil. De volta a Santos, na segunda metade dos anos 60, seu marido fundou a Thomas English School, centro de idiomas que hoje é coordenado por seu filho Robert. Enquanto isso, D. Isa trabalhou na extinta Escola Americana de Santos, durante 30 anos, chegando a ser diretora.
Envie também a sua história
Conhece uma história inspiradora dentro da nossa Igreja? Compartilhe conosco. Certamente, ela pode servir de inspiração e guia para muitas pessoas.
Como encaminhar?
Para compartilhar seu relato conosco é muito simples: basta enviar o texto para o e-mail para comunicacao@ieab.org.br. Se for possível, anexe fotos que tenham a ver com a história. No título do e-mail, coloque: Autorizo publicar essa história no site da IEAB.