A messe é grande: Ordenação Presbiteral da reverenda Gessi

A comunidade anglicana de Campo Verde testemunhou, no dia 13 de abril, um momento de grande significado e importância: a Ordenação Presbiteral da reverenda Gessi Datsch Rodio. Este evento solene marca não apenas um marco na jornada espiritual da reverenda Gessi, mas também representa a primeira ordenação desse tipo a ocorrer em Campo Verde.
A cerimônia de ordenação foi conduzida pela bispa primaz, Marinez Bassotto, com a presença do bispo Mauricio Andrade. A atmosfera estava impregnada de reverência e celebração, com membros do clero do Distrito Missionário Anglicano e representantes das paróquias de Ariquemes e Campo Grande todos para testemunhar este momento histórico.
A celebração transcorreu em clima de muita espiritualidade e comunhão. As presenças da secretária geral da IEAB, Christina Winnischofer, da reverenda Lúcia Dal Pont, coordenadora do CEA, e da reverenda Tati Ribeiro, abrilhantaram ainda mais o evento.
A Ordenação Presbiteral da reverenda Gessi Datsch Rodio não apenas representa um marco na vida espiritual e ministerial da própria reverenda, mas também simboliza um novo capítulo na história do Distrito Missionário. Que a reverenda Gessi seja fortalecida em sua missão de servir e liderar sua comunidade com dedicação e amor.

A seguir, leia o pequeno relato que a reverenda Gessi nos passou, primeira mulher ordenada às sagradas ordens do estado do Mato Grosso:

Apesar de não ser natural daqui, quando se trata de igreja, comunidade, nos sentimos acolhidos, em qualquer lugar nos sentimos em casa… é onde somos chamados.
Sempre atuei em várias frentes na liderança da igreja: reparação de novos membros para a confirmação na igreja, liderança da juventude Anglicana da Diocese Sul Ocidental, Campo Missionário de Santa Catarina… ouvi o senhor dos pastores me chamar desde muito cedo.
No ano de 1999, fui convidada pelo bispo Jubal Pereira Neves para trabalhar frente a uma entidade social da Diocese, com sede em Santa Maria. Prontamente ouvi o chamado e nos mudamos, eu e meu esposo, para trabalhar no projeto. Neste período, que só durou um ano, me senti chamada mais uma vez ao sacerdócio, a estudar teologia. Foi então que fiz algumas conversações com amigos já ordenados. E a orientação foi de que eu fosse estudar para me formar em outra área primeiro. Assim o fiz. Me formei em Serviço Social, sempre envolvida em várias frentes de trabalho do campo missionário, quando em conversa com meu pároco, ele lançou o desafio de ministério ordenado – isso quando eu já estava cursando minha segunda graduação. Eu disse: “Mas por que eu? Sou tão pequena.” Mas como Deus não escolhe pessoas perfeitas, disse: “Aqui estou, envia me”.
Em 2019 eu fui ordenada Diácona na paróquia Agnus Dei, Santa Catarina, Diocese Sul Ocidental. Como já trabalhava como ministra leiga da região, os trabalhos só foram aumentando frente às paróquias, missões e pontos de evangelização. Depois, me senti desafiada a fazer um trabalho de missão no Distrito Missionários, aqui no Mato Grosso, na paróquia da Anunciação de Campo Verde. Elevada às sagradas ordens de presbítera, hoje a primeira mulher ordenada no estado do Mato Grosso às sagradas ordens da IEAB.