Área 3 participa de formação sobre Gestão, Comunicação e Mobilização de Recursos

A formação sobre Gestão, Comunicação e Mobilização de Recursos para lideranças da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), realizada na sede da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), foi um sucesso! A iniciativa foi organizada pelo Centro de Estudos Anglicanos (CEA Área 3) – instituição para articulação e formação teológica ligada à Igreja, em parceria com a CESE. E aconteceu de 18 a 21 de abril, em Salvador (BA).
A formação teve como objetivo sensibilizar e mobilizar as pessoas participantes, que compreende as Dioceses do Recife, da Amazônia, de Brasília e do Distrito Missionário, a atuarem de forma mais articulada nos seus processos de gestão e na sua sustentabilidade.

A seguir, confira o relato enviado pela reverenda Tati Duarte:

“Com a presença dos bispos e bispa, e lideranças clericais e leigas na área da comunicação e gestão das Dioceses e Distrito Missionário, aconteceu a formação em “Gestão e Comunicação” da Área 3 da IEAB, em Salvador, nas sede e com a assessoria da CESE. 
A formação foi dividida em 3 momentos: 
  1. Comunicação
  2. Gestão, controle de recursos e tributário
  3. Mobilização de recursos
Todos esses momentos foram assessorados por membros da equipe da CESE. Sendo uma das capacitações mais proveitosas que realizamos nos últimos anos. Durante as diferentes palestras e workshops, inúmeros dúvidas foram sanadas, trazendo novos modelos de organizar, realizar e alcançar objetivos e atividades para as devidas áreas.
Em uma das noites houve, a visita à Comunidade da Trindade, que é uma Comunidade que acolhe em seu seio pessoas em situação de rua. Na ocasião, foi possível conversar com as lideranças da Comunidade e participar da Celebração Eucarística e da Sopa Solidária. Essa foi uma experiência bastante impactante para todas as pessoas.
Sempre que acontecem reuniões encontros da Área, os nossos laços de fraternidade e o senso de nossa unidade como Província e como Área são fortalecidos. Desta vez não foi diferente, tivemos a oportunidade de conviver, dialogar, partilhar nossas experiências diocesanas e distritais e aprender das experiências uns dos outros e umas das outras.
Foram dias de partilha, estudo, crescimento e novos desafios para as Dioceses e Distrito.
No domingo, as participantes participaram da celebração em ação de graças pelos 209 anos da Presença Anglicana na Bahia, que aconteceu na Capela do Cemitério Britânico.”

Opinião de quem participou da formação:

“Oportunidade de atualização de ferramentas de gestão para as paróquias e projetos sociais. Momento de troca de experiências práticas e teóricas.” (Revda. Elineide – Distrito Missionário)
“Excelente formação, principalmente nas questões práticas das finanças, já que não somos profissionais na área, como também em relação à mobilização de recursos, onde a didática utilizada foi excelente, pois colocamos a mão na massa. Gratidão à CESE e a todos(as) profissionais envolvidos.” (Clenia Fonseca – Diocese Anglicana do Recife)
“Oportunidade de reencontro de caminhos. De vivenciar esperanças e renovar o ardor missionário. 209 anos de presença anglicana na Bahia e 6 anos de Episcopado da nossa Primaz. Um momento único.” (Revd. Geraldo Magela – Diocese Anglicana de Brasília)
“O encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado para todas as pessoas representantes das Dioceses Anglicana de Brasília, Anglicana do Recife, Anglicana da Amazônia e Distrito Missionário Anglicano.” (Bispa Marinez Bassotto – Diocese Anglicana da Amazônia)