Área 3 participa de formação sobre Gestão, Comunicação e Mobilização de Recursos
A formação sobre Gestão, Comunicação e Mobilização de Recursos para lideranças da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), realizada na sede da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), foi um sucesso! A iniciativa foi organizada pelo Centro de Estudos Anglicanos (CEA Área 3) – instituição para articulação e formação teológica ligada à Igreja, em parceria com a CESE. E aconteceu de 18 a 21 de abril, em Salvador (BA).
A formação teve como objetivo sensibilizar e mobilizar as pessoas participantes, que compreende as Dioceses do Recife, da Amazônia, de Brasília e do Distrito Missionário, a atuarem de forma mais articulada nos seus processos de gestão e na sua sustentabilidade.
A seguir, confira o relato enviado pela reverenda Tati Duarte:
“Com a presença dos bispos e bispa, e lideranças clericais e leigas na área da comunicação e gestão das Dioceses e Distrito Missionário, aconteceu a formação em “Gestão e Comunicação” da Área 3 da IEAB, em Salvador, nas sede e com a assessoria da CESE.
A formação foi dividida em 3 momentos:
Comunicação
Gestão, controle de recursos e tributário
Mobilização de recursos
Todos esses momentos foram assessorados por membros da equipe da CESE. Sendo uma das capacitações mais proveitosas que realizamos nos últimos anos. Durante as diferentes palestras e workshops, inúmeros dúvidas foram sanadas, trazendo novos modelos de organizar, realizar e alcançar objetivos e atividades para as devidas áreas.
Em uma das noites houve, a visita à Comunidade da Trindade, que é uma Comunidade que acolhe em seu seio pessoas em situação de rua. Na ocasião, foi possível conversar com as lideranças da Comunidade e participar da Celebração Eucarística e da Sopa Solidária. Essa foi uma experiência bastante impactante para todas as pessoas.
Sempre que acontecem reuniões encontros da Área, os nossos laços de fraternidade e o senso de nossa unidade como Província e como Área são fortalecidos. Desta vez não foi diferente, tivemos a oportunidade de conviver, dialogar, partilhar nossas experiências diocesanas e distritais e aprender das experiências uns dos outros e umas das outras.
Foram dias de partilha, estudo, crescimento e novos desafios para as Dioceses e Distrito.
No domingo, as participantes participaram da celebração em ação de graças pelos 209 anos da Presença Anglicana na Bahia, que aconteceu na Capela do Cemitério Britânico.”
Opinião de quem participou da formação:
“Oportunidade de atualização de ferramentas de gestão para as paróquias e projetos sociais. Momento de troca de experiências práticas e teóricas.” (Revda. Elineide – Distrito Missionário)
“Excelente formação, principalmente nas questões práticas das finanças, já que não somos profissionais na área, como também em relação à mobilização de recursos, onde a didática utilizada foi excelente, pois colocamos a mão na massa. Gratidão à CESE e a todos(as) profissionais envolvidos.” (Clenia Fonseca – Diocese Anglicana do Recife)
“Oportunidade de reencontro de caminhos. De vivenciar esperanças e renovar o ardor missionário. 209 anos de presença anglicana na Bahia e 6 anos de Episcopado da nossa Primaz. Um momento único.” (Revd. Geraldo Magela – Diocese Anglicana de Brasília)
“O encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado para todas as pessoas representantes das Dioceses Anglicana de Brasília, Anglicana do Recife, Anglicana da Amazônia e Distrito Missionário Anglicano.” (Bispa Marinez Bassotto – Diocese Anglicana da Amazônia)