Fé, política e diálogo inter-religioso

“…Toda a gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar…”
Vilarejo – Arnaldo Antunes
A Paróquia Anglicana São Felipe (DAB-IEAB), participou na manhã do dia 16 de abril, da celebração inter-religiosa que antecedeu a posse do vereador Fabrício Rosa (PT) na Câmara Municipal de Goiânia, capital do estado de Goiás.
Fabrício é policial rodoviário federal e oficial da reserva da Polícia Militar e assumiu o mandato após três anos e seis meses aguardando trâmites de processos no TSE e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Suplente pelo PSOL nas eleições de 2020, migrou posteriormente para o PT, partido que representa na Câmara.
Primeiro vereador assumidamente gay eleito em Goiânia, Fabrício afirma que fará um mandato dando voz a minorias, crianças, adolescentes, comunidade LGBTQIAPN+, defensores dos direitos humanos, do meio ambiente, da reforma urbana e agrária e da segurança pública cidadã.
Professor e doutorando em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás (UFG), atua no enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas.
Dentre suas bandeiras de luta, Fabrício é militante pró diálogo inter-religioso. Tanto é que reservou um momento celebrativo, antes de fazer o juramento de posse no Plenário da Câmara, para que lideranças de várias tradições religiosas de Goiânia abençoassem o mandato, seu gabinete, sua equipe e o acompanhassem até o Plenário.
Dentre as tradições religiosas presentes estavam representantes da Religião Pagã, Muçulmanas, Umbanda e Povos de Terreiro, Católicas Anglicanas e Romanas.
A Paróquia São Felipe, na pessoa do Reverendo Izaias Torquato, foi convidada para conduzir o momento celebrativo que contou com defumação, cânticos, varreção, leituras do Alcorão, bênçãos, água de cheiro e tantos outros elementos simbólicos que proporcionaram um momento importante de conexão com as vivências religiosas, fortalecendo diálogos, o respeito e a convivência entre experiências de fé tão diferentes, porém unidas pelos mesmos propósitos de paz, harmonia, fraternidade e justiça.
Participar da vida política da cidade, numa visão fraterna, de diálogo e de paz faz parte do caminho trilhado pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em Goiânia, que constantemente promove espaços e momentos como esse pois acredita que o diálogo inter-religioso é um caminho essencial para a paz duradoura. Além de ajudar na promoção do enfrentamento às intolerâncias e o fortalecimento do respeito, auxiliando na construção de pontes, ampliando as visões para a resolução de conflitos, promovendo reconciliação e busca por soluções pacíficas.
O diálogo inter-religioso é um caminho importante para a convivência pacífica com as diferenças, além de contribuir fortemente na luta contra o fundamentalismo religioso, causa de tantas guerras e conflitos na atualidade.
Nesse ato, e em tantos outros que são marca da Comunidade São Felipe de Goiânia, reafirma-se o compromisso e luta por espaços de diálogo, fé, democracia e fraternidade na prática política goianiense.
Inspiradas pela poesia-canção de Arnaldo Antunes, ansiamos por um “vilarejo” onde caibam todas nós:
“…Em todas as mesas pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for…”

Texto: Rayner Alves