Bispo João Peixoto e reverendo Gustavo Oliveira fortalecem laços com a Comunhão Anglicana
Em uma série de compromissos significativos no Reino Unido, o bispo João Peixoto e o reverendo Dr. Gustavo Oliveira, da Diocese Anglicana do Recife, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), estiveram engajados em uma série de visitas que reforçam os laços de colaboração e apoio mútuo dentro da Comunhão Anglicana.
Agenda
No dia 12 de maio, o bispo Peixoto e o reverendo Oliveira participaram de um encontro diocesano na Diocese de Swindon, na região Oeste da Inglaterra, centrado na vivência da fé no cotidiano e na comunidade. O método utilizado no encontro foi de inspiração e animação para os visitantes e a comunidade que participou do evento. No domingo seguinte, participaram da Celebração Eucarística na Paróquia de Todos os Santos, no vilarejo de Middleford, onde foram calorosamente recebidos pela comunidade local. Eles tomaram parte da celebração de Rogação, que é uma celebração especial, feita uma vez ao ano, para agradecer, abençoar e pedir proteção e abundância nas colheitas, para os instrumentos de trabalho e para as pessoas que trabalham na agricultura.
Continuando a agenda, no dia 14 de maio, eles foram recebidos pelo bispo Neil, da Diocese de Bristol, participando de uma celebração eucarística e de uma reunião com lideranças diocesanas. Esta iniciativa está no contexto do esforço do Escritório Global da Comunhão Anglicana de promover mais companheirismo entre dioceses e paróquias. A visita à Diocese de Bristol permitiu um intercâmbio de experiências e ideias, enriquecendo ambos os lados com novas perspectivas sobre a vivência anglicana.
Outro ponto alto da viagem foi a reunião com a equipe do Escritório da Comunhão Anglicana onde dialogaram com a bispa Jo e sua equipe (Kari, Paulo) para compartilhar contextos, oportunidades e planos para o futuro no que diz respeito a formação episcopal e um maior contato entre o Escritório e a Diocese. Também foram visitar o Palácio de Lambeth, onde encontraram a Comissão de Paz e Reconciliação. Essas reuniões foram cruciais para discutir temas de interesse comum e fortalecer parcerias.
Além disso, foram recebidos numa reunião de toda a equipe de trabalho da USPG, que foi descrita como maravilhosa, simbolizando um compromisso renovado de colaboração e intercâmbio entre a Diocese e o Departamento de Missão Global da USPG. Nesse mesmo espírito de aprofundamento de relações e maior intercâmbio, a delegação brasileira foi recebida pelo reverendo Dr. Muthuraj Swani, diretor do Centro para os Estudos de Cristianismo Mundial de Cambridge. O Centro está na terceira edição de um Curso de Verão, chamado Summer Institute, que visa congregar acadêmicos e estudantes do mundo para discutir questões relevantes para o cristianismo mundial na atualidade. A primeira edição, que contou com a participação do (hoje) reverendo Dr. Herlon Bezerra, da Diocese do Recife, foi sobre o Pós-Pandemia e o Fazer Teológico. A segunda edição foi sobre o Uso da Bíblia na vida cotidiana. E a terceira edição, 2024, será sobre a Fome no Mundo e o Labor Teológico. Há sonhos e planos para fazer um Summer Institute aqui no Brasil, para o ano de 2026 ou 2027.
Escócia
Já na Escócia, o bispo João Peixoto e o reverendo Gustavo visitaram o escritório da Igreja Episcopal da Escócia. A Comissão de Companheirismo Global e o reitor do Instituto de Teologia receberam os dois e o diálogo foi muito frutífero em termos de futura colaboração, tanto em projetos de desenvolvimento comunitário, intercâmbios e maior colaboração acadêmica. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e planos para colaborar no campo da educação teológica e aprendizado mútuo.
“Após um longo período de isolamento e ostracismo, causado pelas crises vivenciadas pela Diocese Anglicana do Recife no início dos anos 2000, estamos hoje vivenciando um tempo de reconstrução e abertura para novos sonhos e projetos. Uma das prioridades apontadas no Planejamento Estratégico realizado pela DAR, após a pandemia, foi retomar as relações de intercâmbio e cooperação com as instâncias, outras dioceses e organizações da Comunhão Anglicana. As visitas que realizamos na Inglaterra e Escócia foram muito ricas e representaram um passo fundamental para construirmos parcerias que nos permitam ampliar nossos horizontes de ação missionária e serviço”, declarou o reverendo Gilson.
“A visita foi muito importante para divulgação da Diocese Anglicana do Recife, mas principalmente, pela abertura de relações com outras Dioceses e instituições que fazem parte ou apoiam a Comunhão Anglicana”, avaliou o bispo Peixoto.
Tome nota
A Aliança Anglicana e a Sociedade Unida Parceira no Evangelho (USPG) foram fundamentais para que esses compromissos acontecessem, tanto na preparação da agenda e contatos quanto no desenvolvimento dos mesmos durante aquela semana. Esse foi mais um excelente modelo de parceria e partilha de recursos. Parabéns!