Diocese Anglicana do Recife Realiza Confelíder Diocesana em Salvador/BA

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Diocese Anglicana do Recife realizou a Confelíder Diocesana na cidade de Salvador, Bahia, reunindo 37 participantes, incluindo clero e lideranças leigas. O tema do evento foi Eclesiologia Anglicana: Caminhos possíveis para a superação aos fundamentalismos religiosos. O encontro teve como objetivo preparar o clero e as lideranças laicas para um mergulho na eclesiologia anglicana, entendendo-a como um reforço no combate e superação dos fundamentalismos religiosos.

Reflexão e ação contra os fundamentalismos

A eclesiologia anglicana foi o foco central das discussões, com a compreensão de que, na identidade anglicana, há um chamado para combater os fundamentalismos religiosos que legitimam a morte de mulheres, pessoas negras, pobres e LGBTQIAPN+. Aliás, é preciso discutir os fundamentalismos religiosos com seriedade, fundamentalismos que legitimam a morte de pessoas negras, pobres, pessoas LGBTQIAPN+, fundamentalismos que destroem vidas. Temos de identificar esses fundamentalismos e, mais do que isso, a partir da eclesiologia anglicana, acolher e não nos conformar com a realidade desse mundo.

Programação

A programação começou no primeiro dia com um almoço seguido pela abertura do encontro e uma vivência de espiritualidade, passando pelo deserto. Após um lanche e um intervalo, os participantes participaram de uma mesa redonda intitulada “O anglicanismo e o desafio dos (novos) fundamentalismos religiosos”, com a presença da Revda. Bianca Daebs, do Revdo. Adriano Portela e do Revdo. Gustavo Gilson, Deão da Catedral Anglicana do Bom Samaritano.
No segundo dia, as atividades começaram com um café da manhã, seguido pelo ofício matutino e sessões sobre eclesiologia anglicana. Após o lanche, as discussões sobre eclesiologia continuaram até o almoço. Na parte da tarde, os participantes se concentraram para um passeio por Salvador, criando memórias e estreitando laços de comunhão. O dia terminou com um jantar e uma festa junina, proporcionando momentos de confraternização e alegria.
O terceiro dia iniciou com um café da manhã e o ofício matutino, seguido por mais sessões sobre eclesiologia anglicana. Após um lanche e a continuação das discussões, os participantes almoçaram e procederam à avaliação do encontro. 
O evento foi encerrado com uma celebração eucarística, seguida por um lanche, marcando o fim de três dias de profunda reflexão e comunhão.

Rezai por nós

Além da programação já citada, o encontro contou com uma exposição sobre como os fundamentalismos religiosos e políticos afetam a vida das mulheres. A exposição, intitulada Rezai por nós, foi feita com guarda-chuvas coloridos – representando as estruturas políticas e religiosas e, a partir deles, pendiam imagens e dados sobre como os fundamentalismos afetam a vida das mulheres. Na exposição, também havia uma cruz feita com notícias sobre a temática, reforçando situações em que os fundamentalismos massacram mulheres e minorias. A ação foi uma parceria do Coletivo MUPPS e o Empodere sua Irmã.

Parcerias e apoio

A Confelíder Diocesana foi organizada pela Diocese Anglicana de Recife, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), da Comissão de Educação Teológica para a América Latina e o Caribe (CETALC), do Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (SAET) e do Centro de Estudos Anglicanos (CEA).

Testemunho de um Evangelho de misericórdia e graça

O encontro destacou a importância de testemunhar um evangelho de misericórdia e graça, em oposição ao evangelho de morte e exclusão promovido pelos fundamentalismos religiosos. Os participantes do encontro foram unânimes em compreender que o chamado do Evangelho de Cristo nos impulsiona a testemunhar um evangelho de misericórdia e graça, não um evangelho da morte, da exclusão ou de qualquer outra coisa que os fundamentalismos religiosos possam trazer para nossa sociedade de negativo.
A Confelíder Diocesana proporcionou um espaço valioso para a reflexão teológica, o fortalecimento da fé e a renovação do ânimo e da comunhão entre as lideranças anglicanas do nordeste. A troca de experiências e o aprofundamento na eclesiologia anglicana são passos essenciais para enfrentar e superar os desafios dos fundamentalismos religiosos na sociedade contemporânea.