Entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024, a cidade de São Paulo foi palco de um importante encontro da diretoria nacional da União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil (UMEAB). O objetivo do evento foi refletir e propor ações que fortaleçam as práticas de espiritualidade, missão, evangelismo e promover uma Igreja Segura nas comunidades anglicanas. O encontro também foi um espaço para construir um Plano de Ação alinhado ao Planejamento Estratégico da Província.
Os temas abordados durante o encontro incluíram a espiritualidade cotidiana nas paróquias e missões, além de fortalecer ações tradicionais, como a Campanha Oferta Unida de Gratidão (Caixinhas Azuis). O evento serviu como um espaço de fortalecimento dos laços de irmandade e espiritualidade entre as mulheres anglicanas.
A diretoria da UMEAB é composta por duas representantes de cada uma das áreas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Participaram do encontro Neci Kurtz (Diocese de Pelotas) e Suzana Reis (Diocese Meridional) representando a Área 1; Magali Kimpara (Diocese de São Paulo) e Sandra Schwarzstein (Diocese do Rio de Janeiro) pela Área 2; e Mara Machado (Diocese de Recife) e Elizabeth White (Diocese da Amazônia) pela Área 3. A secretária-geral da IEAB, Christina Winnischofer, também esteve presente, incentivando e apoiando o trabalho das mulheres.
Uma das principais deliberações do encontro foi a organização de oficinas de Saúde Mental voltadas para as mulheres. Além disso, foi discutida a visita de mulheres anglicanas dos Estados Unidos, que coordenam a OUG (Oferta Unida de Gratidão), prevista para 2025 e 2026, promovendo um importante intercâmbio de experiências.
A bispa primaz da IEAB, Marinez Bassotto, também participou do encontro de forma virtual. Ela destacou a importância da luta das mulheres leigas pela ordenação feminina às Sagradas Ordens, que completa 40 anos, reforçando seu apoio ao movimento das mulheres na igreja. Outra participação importante, também de forma virtual, foi da Capelã da UMEAB Nacional, a reverenda Lúcia Borges, da Diocese Anglicana de Brasília.
O encontro foi mais um passo no fortalecimento do protagonismo feminino dentro da igreja, promovendo uma vivência da fé baseada na igualdade, no cuidado e na missão.