A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) participou do XXXIV Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), evento que também marca 200 anos de presença luterana no país. O Concílio, que foi realizado entre os dias 16 e 20 de outubro de 2024, em Brasília/DF, é o órgão máximo de decisão da IECLB e tem a função de estabelecer diretrizes para que a Igreja cumpra sua missão.
Representando a IEAB, o bispo Maurício Andrade, da Diocese Anglicana de Brasília, esteve presente, ao lado da bispa Magda Guedes, da Diocese Anglicana do Paraná, que no evento representou o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
“A IEAB tem, em seu ethos, a marca do ecumenismo. Não por acaso, participamos de uma série de ações ecumênicas pelo Brasil, mas também ações inter-religiosas. Somos, por exemplo, igreja-fundadora do CONIC, que é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, órgão essencialmente ecumênico. Nesse sentido, é natural que sejamos convidados – como foi o caso – para estarmos presentes em celebrações como essa, o Concílio de nossa igreja-irmã, a IECLB, e muito especialmente nesse XXIV Concilio, que marca os 200 anos da presença Luterana no Brasil. Assim, estive representando a nossa bispa primaz, Marinez Bassotto, na abertura do Concílio. Rogamos a Deus que abençoe a IECLB em suas ações de serviço e missão ao redor do Brasil e vamos juntas como duas Igrejas irmãs e companheiras manter nossas parcerias na missão, que é Deus”, disse bispo Maurício.
Culto Ecumênico marca momento especial no Concílio
No dia 18 de outubro, foi realizado um culto ecumênico com a participação de líderes da IECLB e de igrejas parceiras, refletindo a unidade cristã em torno de questões fundamentais da fé. A celebração ocorreu em três línguas – português, inglês e alemão – com a liturgia projetada nesses idiomas, promovendo a participação ativa de todos os presentes.
A pregação foi conduzida pelo Reverendo Dr. Jerry Pillay, Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), e pelo bispo Henrik Stubkjær, Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM). Durante sua mensagem, o bispo Henrik relembrou os ensinamentos do pastor e mártir Dietrich Bonhoeffer sobre os três ofícios do evangelho: o ofício da pregação, que chama a igreja a anunciar a morte e ressurreição de Cristo; o ofício de vigia, que a convoca a estar alerta contra o mal e a negação da dignidade humana; e o ministério da orientação, que exige que a igreja ofereça direção a partir de uma fé cristã viva e comprometida.
Este Concílio, em um ano de celebração histórica para a IECLB, foi um espaço de partilha, fortalecimento dos laços ecumênicos e reafirmação do compromisso com a missão de Deus, destacando o papel essencial da igreja no cenário brasileiro e mundial.