No dia 28 de setembro, depois das bem sucedidas conferências nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, a Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ), atendendo à provocação feita na Conferência de Lambeth, através do CAET (Centro Anglicano de Estudos Teológicos) se reuniu mais uma vez para a III Conferência Missão e Sustentabilidade. O evento aconteceu na Catedral Anglicana do Redentor do Rio de Janeiro, e trabalhou os temas da missão, da sustentabilidade e da gestão das igrejas.
As atividades se iniciaram com um momento devocional presidido pelo bispo diocesano da DARJ, Revmo. Eduardo Grillo, e pela coordenadora do CAET, Gabriele Greggersen.
Logo após, as reflexões e dinâmicas da parte da manhã foram conduzidas pelo pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana em Nova Friburgo, que abordou o tema: “Sustentabilidade da igreja: da Bíblia ao século XXI”, instigando os presentes sobre a necessidade de repensar conceitos no que tange à sustentabilidade das comunidades e do meio ambiente, em todos os aspectos.
A parte da tarde teve início com o bispo diocesano, Revmo. Eduardo Grillo, apresentando inúmeros recursos e subsídios que a Comunhão Anglicana e a IEAB já possuem para abordar os temas da missão e responsabilidade cristã. Em seguida, o irmão João Aranha, da Paróquia de Todos os Santos, em Niterói, trabalhou o viés da gestão administrativa das comunidades, dentro dos entrelaçamentos do tema com a missão e a sustentabilidade, apresentando uma metodologia de reflexão para o fazer das igrejas, dentro de seus contextos.
Foram momentos muito importantes de reflexão, oração e aprendizado, onde foi constantemente frisado que a reflexão proposta por esta Conferência não deve se perder, mas que os chamamentos e práticas são plenamente possíveis de serem levados às comunidades, para que elas, em suas realidades, as apliquem em uma prática que dialogue com o Evangelho de Cristo, dentro e fora dos muros das igrejas.