Áreas II e III organizam Partilhas Ministeriais

Durante os dias 14 a 17 de novembro, delegações das dioceses do Rio de Janeiro (DARJ), São Paulo (DASP) e do Paraná (DAPAR) se reuniram na Pousada Betânia, em Curitiba, para a Partilha Ministerial da Área II, com o tema: “Missão e Evangelização”. Com ênfase em três eixo, Testemunhar, servir e Reconciliar.  O encontro se iniciou no dia 14 de novembro, com a chegada dos participantes, vindos dos cinco estados que compõem as três dioceses, em uma mescla muito interessante e alegre de encontros e reencontros.
No dia 15, após uma celebração de acolhida, apresentação e as boas-vindas por parte da Bispa anfitriã, Revma. Magda Guedes (DAPAR), os trabalhos foram iniciados com a apresentação teórica do tema da Partilha, pelo Revdo. Glauber Jânio (DAPAR) e pela Revda. Odete Liber (DARJ), o qual se estendeu por toda a manhã. Na parte da tarde deste mesmo dia, a plenária foi dividida em três grupos (que, permaneceram até o final dos trabalhos) que trabalharam de forma rotativa em três diferentes oficinas sobre os temas (com suas respectivas facilitadoras): ‘Reconciliação’, com a Revda. Valéria Romão (DASP); ‘Serviço’, com a irmã leiga, Sueli Catarina (DARJ); e ‘Testemunho’, com a Revda. Selma Rosa (DAPAR). 
Após um belo momento celebrativo ao final deste dia, com o grupo reunido debaixo de um gigantesco pinheiro, aconteceu. Durante a noite, um Momento Cultural, onde se presenciou desde recitações de poesias e ‘raps’, até cantos da música nacional e internacional – com direito até a um pequeno coro de jovens rememorando alguns hinos clássicos do Hinário Episcopal. 
No dia 16, após uma devocional, os revezamentos dos grupos anteriormente divididos nas demais oficinas continuaram até o final do dia, quando as facilitadoras das oficinas apresentaram, em plenária, os resultados dos trabalhos feitos, explicando um pouco da dinâmica envolvida nas atividades. Logo após, houve considerações finais por parte das pessoas que estavam envolvidas na organização das atividades. Revda. Lúcia Dal Pont (DARJ) e Coordenadora do Polo da área e do do CEA, agradeceu a todos que estiveram naqueles dias e frisou a importância de momentos como aquele, para que os conhecimentos adquiridos naquele evento fossem disseminados pelas suas dioceses e comunidades locais. 
O Bispo da DARJ, Revmo. Eduardo Grillo, Coordenador da Área II, falou sobre a importância de trabalhos como esse que é proporcionado pela Partilha Ministerial, para o fomento do ministério universal das pessoas que creem na construção do Reino de Deus em cada contexto onde pudesse ser alcançado. Já o Bispo da DASP, Revmo. Cézar Fernandes, agradeceu ao esforço de todos os presentes e disse que os bispos estarão com eles sempre em todos os aspectos.
Ao final deste mesmo dia 16, uma animada celebração de encerramento aconteceu, com muita música e alegria, comemorando o fim de mais uma jornada e o aniversário de alguns irmãos e irmãs que estavam presentes conosco. No dia seguinte (17), o grupo se dividiu para participar das celebrações dominicais na Catedral de São Tiago e na Paróquia São Pedro Apóstolo. Após as celebrações, o grupo se reuniu para almoçar e se despedir, com um misto de cansaço, devido à intensidade dos dias, e o ânimo e a esperança de que nos encontraremos na caminhada, pois ‘o Reino de Deus é um reino de amigos’ (Hans Bürki).
por João Aranha, do grupo de comunicação 

Partilha Ministerial da Área III

Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, representantes das dioceses da Área III da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) se reuniram no Centro Cultural de Brasília (CCB) para a Partilha Ministerial. O evento teve como objetivo fortalecer a comunhão e o aprendizado, com ênfase na teologia litúrgica anglicana e na troca de experiências pastorais.
A programação, cuidadosamente planejada, incluiu momentos de oração, formação e convivência. O Revdo. Luiz conduziu sessões aprofundadas sobre teologia litúrgica à luz da International Anglican Liturgical Consultation (IALC) e sobre os elementos da música no culto anglicano. A importância do Livro de Oração Comum de 2015 (LOC 2015) no fazer litúrgico também foi tema de destaque nas palestras e discussões.
Além das atividades formativas, os participantes puderam desfrutar de momentos de integração, como um jantar temático com música ao vivo no primeiro dia e um passeio pelos principais pontos turísticos de Brasília no segundo. No último dia, o grupo se dispersou para participar de celebrações em comunidades da Diocese Anglicana de Brasília, retornando ao CCB para uma avaliação e planejamento conjunto das ações da Área III.
A Partilha Ministerial da Área III reafirmou o compromisso da IEAB com o crescimento espiritual e comunitário, proporcionando uma experiência que uniu aprendizado, reflexão e comunhão.