Entre os dias 4 e 6 de abril, a Diocese Anglicana de Brasília (DAB) reuniu-se para o 41º Concílio Diocesano, dando início às celebrações dos 40 anos de instalação da Diocese, sob o inspirador tema: “É Tempo de Transformar e Renovar”.
Na Carta Pastoral apresentada durante o Concílio (leia a íntegra aqui), o bispo diocesano Maurício Andrade relembrou, com gratidão, momentos marcantes da história da diocese — como a primeira visita do bispo Edmond Knox Sherrill em 1959 — e homenageou os primeiros bispos, Agostinho Soria e Almir dos Santos, pela dedicação à instalação e expansão missionária da Diocese.
Em tom profético, o bispo Maurício destacou desafios atuais que a Igreja é chamada a enfrentar: crise climática e justiça ambiental, proteção dos povos indígenas e comunidades tradicionais, defesa da democracia e dos direitos civis e solidariedade aos mais vulneráveis, como migrantes, refugiados e pessoas em situação de pobreza extrema.
Deliberações e aprovações
O Concílio aprovou os relatórios das comissões diocesanas, o relatório financeiro de 2024 e o orçamento para 2025. Também foi aprovada a realização da Confelíder Diocesana no segundo semestre de 2025, e um Concílio Extraordinário, que ocorrerá de forma virtual, em 24 de maio de 2025, para atualização do Estatuto Diocesano.
Celebrações e compromissos
Durante a celebração festiva dos 40 anos, a diocese recebeu mensagens da bispa primaz Marinez Bassotto e das dioceses companheiras de Indianápolis, Paraná e Toronto. Um dos momentos de júbilo foi a aprovação da elevação da Missão Cristo Redentor, em Palmas, à condição de Paróquia Subvencionada — marco significativo para a presença anglicana na região Norte.
Houve ainda saudações da Anglican Alliance e da USPG, representadas por Paulo Ueti, e da Anglican Forest, representada pelo reverendo Rodrigo Espiúca, que propôs que cada membro da diocese plante uma muda de árvore, como símbolo do compromisso com a Floresta Anglicana, proposta da Conferência de Lambeth 2022.
Solidariedade e espiritualidade
O Concílio também aprovou uma moção de apoio e solidariedade ao 21º Acampamento Terra Livre, reafirmando o compromisso da Diocese com os povos originários. Leia a moção de apoio aqui.
Na celebração de encerramento, que teve como pregador o reverendo Bruno Almeida, coordenador do Polo do CEA da Área III, foi realizada a Renovação dos Votos de Ordenação — um momento profundo de espiritualidade e reafirmação do chamado à missão.
Uma igreja que lança fora o medo
Com corações renovados e espírito de compromisso, a Diocese Anglicana de Brasília segue sua caminhada guiada pela justiça, pelo amor e pela esperança. Como expressa a mensagem final do encontro: “O perfeito amor lança fora todo medo.”