No período de 8 a 17 de setembro, quatro Dioceses de nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) receberam o reverendo James Clark III, diretor do Departamento de Missão e Desenvolvimento Imobiliário da Igreja Trinity, de Nova Iorque, em uma agenda intensa de visitas às nossas comunidades. A vinda de James é parte do acompanhamento aos projetos em andamento e aos submetidos no ano de 2025, e marca o aprofundamento da parceria estratégica entre a Trinity e a Província, com foco em sustentabilidade, missão e desenvolvimento institucional.
A agenda começou em São Paulo (SP), onde o reverendo foi recebido pela bispa primaz Marinez Bassotto, e pela secretária-geral da IEAB, Christina Winnischofer. De lá, seguiram para Pelotas, sendo recebidos pela bispa Meriglei Simim e lideranças da Diocese local. Na região, visitaram o Instituto Revdo. Severo da Silva, imóvel diocesano que integra projeto submetido à Trinity. Também houve encontros com os prefeitos de Pelotas e Capão do Leão, reforçando o potencial turístico e social do instituto como espaço para eventos religiosos e culturais.
Em seguida, James conheceu as instalações da futura Faculdade Anglicana de Teologia, em Porto Alegre (RS), antes de seguir para Brasília, onde se reuniu com o bispo Maurício Andrade, lideranças locais e membros da Catedral. Na capital federal, pôde ver de perto o impacto do projeto do Cathedral Coworking e salão multiuso, apoiado pela Trinity, que gera sustentabilidade e apoia a missão diocesana. Também visitou o Centro Social Anglicano.
A visita prosseguiu para Belém (PA), onde foi recebido por membros e membras da Diocese Anglicana da Amazônia. Ali, visitou o Coworking Vila Amazônia Offices e Café Tiquin mantidos no imóvel da Catedral, projeto também apoiado pela Trinity e já em funcionamento há um ano. James também conheceu o Centro Social Diocesano Casa Irmã Joselha, participou da Celebração Eucarística Dominical na Catedral, onde foi pregador – uma experiência bem ecumênica, já que James é pastor da African Methodist Episcopal Church.
De volta a São Paulo, James foi recebido pelo bispo Cézar Alves, visitou a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, oportunidade na qual dialogou com o deão Revdo. Arthur Cavalcante e lideranças locais sobre o projeto submetido pela DASP neste ano. À tarde, conheceu o imóvel onde a IEAB pretende estabelecer sua nova sede provincial, também com potencial para geração de recursos e apoio à missão da Província.
Em resumo, a visita foi também uma imersão cultural, pois percorreu diferentes regiões do Brasil, seus múltiplos contextos socioeconômicos e eclesiais — do Sul ao Norte do país. O objetivo, contudo, foi fortalecer os laços, ampliar a compreensão mútua e vislumbrar novas possibilidades de cooperação futura, com apoio técnico, formativo e, possivelmente, financeiro.
Segundo a bispa Marinez, a expectativa é que, em 2026, a Trinity colabore com a realização de um treinamento nacional para lideranças da IEAB, com foco na elaboração de projetos sustentáveis e no fortalecimento da missão.