Inaugurado o Projeto Água, Vida, Cidadania, em benefício da população em situação de rua

No dia 04 de outubro, data em que a Igreja celebra São Francisco de Assis, símbolo do cuidado com toda a Criação e da solidariedade com os mais vulneráveis, foi inaugurado em Santa Maria (RS) o Projeto Água, Vida, Cidadania — uma iniciativa que oferece acolhimento e serviços essenciais à população em situação de rua.

O projeto, localizado na Avenida Rio Branco, 880, subsolo (ao lado da Catedral Anglicana do Mediador), saiu do papel graças ao repasse de recursos da Oferta Unida de Gratidão (OUG) – ministério da Igreja Episcopal Anglicana voltado que apoia projetos missionários e sociais em todo o mundo. Agora, depois de inaugurada, a iniciativa contará com apoio de diversos parceiros, incluindo a própria Diocese Sul-Ocidental , a comunidade da Catedral Anglicana do Mediador e o Fórum Municipal HIV de Santa Maria.

Selecionado por meio de edital da OUG, o Água, Vida, Cidadania nasceu com o objetivo de garantir o acesso à água potável e promover dignidade e cidadania às pessoas em situação de rua. O espaço passa a oferecer estrutura de banho, lavanderia, sanitários, além de áreas para atividades, oficinas e rodas de conversa, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades de cuidado integral e ressocialização.

Durante a inauguração, representantes das instituições parceiras destacaram que somente o acolhimento e o respeito aos direitos humanos podem transformar a realidade da população em situação de rua. “Pessoas em situação de rua não são criminosas. Elas merecem respeito, dignidade e políticas públicas que assegurem condições de vida”, disse o bispo responsável pelo projeto, Francisco Silva .

A inauguração do Projeto Água, Vida, Cidadania, ocorrida no Dia de São Francisco de Assis , não foi mero acaso: foi para reforçar o compromisso da #nossaIEAB e da comunidade local com a missão cristã de amar, servir e defender a vida em todas as suas formas.