Durante Sínodo da Igreja da Inglaterra, bispa Marinez reforça importância da justiça socioambiental

Nossa bispa primaz, Marinez Bassotto, participou do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra, realizado de 11 a 13 de fevereiro, na Inglaterra. Convidada a se dirigir à assembleia como representante da Comunhão Anglicana, ela abordou o tema da justiça socioambiental e compartilhou a experiência da Igreja Anglicana na Amazônia, fazendo um parênteses sobre a recente realização da COP30.
Durante sua fala, na sexta-feira (13), a primaz destacou sua paixão pelo cuidado com a criação e o papel central das igrejas na defesa do meio ambiente. Como bispa da Diocese Anglicana da Amazônia, que abrange mais de 42% do território brasileiro e compreende cinco estados da região amazônica, Marinez ressaltou os desafios missionários enfrentados pela Igreja em uma área de dimensões continentais, onde as comunidades estão geograficamente distantes e os deslocamentos não são tão fáceis, muitas vezes exigindo dias rio adentro.
A bispa apresentou à assembleia um panorama da atuação da IEAB que, depois de 136 de história, possui nove Dioceses e um Distrito Missionário, e vive um momento de expansão missionária. Ela enfatizou o compromisso da IEAB com a justiça socioambiental, apoiando ações de resiliência climática, iniciativas de economia solidária, projetos de reflorestamento com espécies nativas e diversas ações de incidência pública em defesa das populações vulneráveis e da floresta amazônica.
Ao comentar a COP30, realizada em novembro do ano passado, em Belém (PA), cidade onde reside, a primaz apontou avanços como a aprovação da meta de triplicar o financiamento para adaptação climática (visando proteger populações mais vulneráveis) e a criação do Fundo para Florestas Tropicais. Por outro lado, mencionou frustrações quanto à ausência de um plano definitivo para uma transição energética justa e o abandono dos combustíveis fósseis.
Apesar dos limites nas negociações formais, Marinez destacou que a COP30 foi marcada pela expressiva participação popular. Outro ponto enfatizado foi o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso , encontro que reuniu mais de 60 denominações cristãs, tradições religiosas não cristãs e organizações baseadas na fé, totalizando mais de 15 mil participantes.
Nossa bispa afirmou, ainda, que as igrejas devem assumir uma voz profética e mais contundente, denunciando injustiças ambientais e sociais, em favor dos direitos dos povos vulneráveis e convocando ações urgentes para proteger a criação de Deus. Segundo ela, a IEAB hoje está em posição estratégica para mobilizar suas comunidades em campanhas de conscientização, projetos de reflorestamento e práticas sustentáveis, além de atuar como ponte entre governos, empresas, sociedade civil e comunidades locais.
“Não podemos ser meros observadores; devemos ser agentes de mudança”, declarou. Para a primaz, a Comunhão Anglicana precisa continuar no papel de liderança ao enfrentamento da crise climática, inspirando comunidades em todo o mundo a se tornarem defensoras ativas da Casa Comum. “O tempo é agora, o momento é este”, concluiu.