133º Concílio da Diocese Meridional destaca missão, unidade e amor na caminhada da Igreja

A Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) realizou, entre os dias 15 e 17 de maio, o seu 133º Concílio Diocesano, reunindo clérigos, delegados e lideranças na Paróquia São Paulo, em Cachoeirinha/RS, comunidade que também celebrou seus 60 anos de presença e missão.

Celebrado durante a festa da Ascensão do Senhor, o encontro teve como tema: “Somos Igreja em Missão, que brota da fé, cresce na união e frutifica amor”, inspirado na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios: “Agora nos restam a fé, a esperança e o amor. Mas o amor é maior” (1 Coríntios 13:13).

Oração, partilha, reflexão e discernimento

O Concílio foi marcado por momentos de oração, partilha, reflexão e discernimento comunitário sobre os desafios e compromissos da missão da Igreja nos diferentes contextos da Diocese Meridional.

A Carta Pastoral divulgada durante o encontro destacou que a missão da Igreja nasce do próprio Deus e da participação da comunidade cristã na vida da Trindade. O texto recorda que a Igreja não é apenas uma organização ou estrutura humana, mas um corpo vivo chamado a testemunhar o Evangelho no mundo.

A reflexão também reforçou que a missão cristã não se resume ao crescimento numérico, mas ao compromisso de viver e anunciar o amor de Deus através da comunhão, do serviço, da esperança e da construção da paz.

“A missão da Igreja não é apenas a de salvar as almas para o céu, mas a de manifestar o Reino de Deus na Terra, no amor, na justiça e na paz”, destaca a Carta Pastoral apresentada durante o Concílio.

Olhar para a caminhada e desafios

Ao longo dos três dias, as delegações paroquiais, o clero diocesano e as lideranças reunidas refletiram sobre a caminhada da Diocese e os desafios da missão em um tempo marcado por desigualdades, crises sociais e desafios pastorais.

O encontro também foi vivido como um tempo de intercessão e renovação espiritual. Em mensagem divulgada antes do Concílio, a Diocese convidou toda a IEAB a orar pelos trabalhos conciliares, pedindo que o Espírito Santo derramasse seus dons sobre as comunidades, lideranças e sobre o bispo diocesano, Humberto Maiztegui.

A realização do Concílio na Paróquia São Paulo trouxe ainda um significado especial para a comunidade anfitriã, que celebrou seis décadas de história, testemunho e serviço no município de Cachoeirinha e na caminhada da Diocese Meridional.

Igreja Missionária

Ao final do encontro, o 133º Concílio reafirmou o compromisso da Diocese com uma Igreja missionária, enraizada na fé, fortalecida pela união e chamada a frutificar amor em seus territórios e comunidades.