Catedral da Santíssima Trindade acolhe mais uma ordenação diaconal

A Catedral Nacional da Santíssima Trindade, em Porto Alegre (RS), recebeu no último domingo, 31 de maio, uma celebração marcada pela fé, emoção e gratidão. Na Solenidade da Santíssima Trindade, data do onomástico da Catedral e também da festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, o bispo diocesano da Diocese Meridional, bispo Humberto Maiztegui, presidiu a ordenação diaconal de Libanês Medeiros de Lima.

A celebração reuniu grande número de fiéis, familiares, amigas e amigos, representantes de comunidades anglicanas e também membros da Igreja Católica Apostólica Romana, expressando a comunhão construída ao longo da trajetória vocacional do novo diácono. O culto contou ainda com intérpretes de Libras, reafirmando o compromisso da Igreja com a inclusão e a acessibilidade.

Estiveram presentes delegações de paróquias e missões da Diocese Meridional, onde Libanês realizou estágios pastorais, além de representantes da Diocese Anglicana de Pelotas, que acompanharam esse importante momento na vida ministerial do ordinando.

Além de sua atuação na Igreja, o Revdo. Libanês Medeiros de Lima possui trajetória profissional nas áreas da educação e gestão. É pedagogo, especialista em educação de surdos e gestor de condomínios, experiência que tem contribuído para sua sensibilidade pastoral e compromisso com diferentes realidades humanas.

O sermão foi proferido pelo reverendíssimo Deão Jerry Andrei, escolhido pelo ordinando para a ocasião. Em sua reflexão, destacou o comprometimento de Libanês com a missão da Igreja e seu zelo pastoral, ressaltando especialmente sua devoção mariana e sua disposição em servir.

“Que teu ministério seja fecundo e marcado pela característica mariana da Visitação; esteja sempre pronto para ir ao encontro dos excluídos e necessitados, fazendo o Evangelho chegar a todos”, afirmou o Deão durante a homilia.

Em um dos momentos mais emocionantes da celebração, o pregador recordou o chamado vocacional que acompanhou Libanês desde a infância e destacou os desafios enfrentados ao longo de sua caminhada. Segundo ele, muitas portas se fecharam ao longo dos anos, mas a acolhida encontrada na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil permitiu que a vocação florescesse.

“Mas aqui nesta Igreja de Cristo o kairós aconteceu. Foste acolhido e terás a oportunidade de cumprir com dedicação e zelo o lema que escolheste: ‘Servi uns aos outros por amor’ (Gl 5,13)”, declarou.

A ordenação foi marcada por momentos de profunda emoção, especialmente durante a imposição de mãos e as orações de envio ao ministério diaconal. Ao final da celebração, a comunidade reuniu-se em ação de graças pela vida e vocação do novo diácono, renovando seu compromisso com uma Igreja que acolhe, serve e testemunha o Evangelho de Cristo.

Com a ordenação, o Revdo. Libanês Medeiros de Lima passa a integrar o clero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, colocando seus dons e ministério a serviço do povo de Deus, inspirado pelo lema escolhido para sua caminhada: “Servi uns aos outros por amor” (Gálatas 5.13).