Assembleia do Dia Mundial de Oração reúne mulheres de diversas igrejas cristãs no Brasil

Entre os dias 16 e 18 de maio, foi realizada a Assembleia Nacional do Dia Mundial de Oração (DMO) — um movimento global de mulheres cristãs, presente em mais de 170 países. Anualmente, mulheres de todo o mundo se reúnem em oração com e pelas mulheres de um país específico, que é responsável por preparar a liturgia e os materiais de estudo com base em um tema definido. Em 2026, a celebração terá como tema o texto de Mateus 11.28-30 e será conduzida pelas mulheres da Nigéria.
A Assembleia no Brasil ocorre a cada três anos e tem como objetivos principais a eleição da nova diretoria e do conselho fiscal, além da avaliação das ações anteriores e planejamento de novos caminhos para fortalecer o DMO no país.
Este ano, o encontro contou com a presença de 30 mulheres representantes de diversas tradições cristãs: IECLB, Igreja Congregacional, Metodista, Presbiteriana Independente e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).

Pela IEAB, estiveram presentes:

•Christina Takatsu Winnischofer, que finalizou seu mandato como presidenta do DMO Brasil (2022–2025);
•Vivial Liz Lima Ail, representando a União de Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil (UMEAB);
•Sra. Erna Vergara, da Regional de Pelotas;
•Revda. Valéria Silva, que presidiu a celebração de encerramento e também pregou o sermão — um momento especialmente marcante da Assembleia.
Além da eleição e posse da nova diretoria, a programação incluiu estudos bíblicos, discussões sobre melhorias na comunicação do DMO, estratégias para o fortalecimento do ecumenismo e espaços de confraternização e partilha.
A assembleia reafirmou o papel essencial das mulheres na promoção da unidade cristã e no compromisso com a oração, a justiça e a solidariedade entre as igrejas.