O terceiro dia do 36º Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), realizado neste sábado, 7 de novembro, em Recife (PE), foi marcado por eleições, apresentações das comissões e grupos de trabalho e importantes deliberações para a caminhada da Província.
A programação começou com a Oração da Manhã, conduzida pelo Rev. Luís Coelho e pela Revda. Eliane, com o tema “Reconciliar a vida, a fé e a criação”. Na sequência, a Comissão Nacional de Liturgia apresentou sua contribuição sobre o Livro de Oração Comum (LOC). Também foram apresentados os relatórios das comissões e dos grupos de trabalho (GTs), acompanhados de seus respectivos encaminhamentos.

Eleições e definição de responsabilidades
No período da tarde, após as manifestações das pessoas visitantes do Sínodo, tiveram início os processos eleitorais para os diferentes cargos e comissões da Igreja.
Um dos principais momentos foi a reeleição da Bispa Marinez Bassotto para o cargo de Bispa Primaz da IEAB, para um novo mandato de quatro anos. A decisão reafirma a continuidade de sua liderança à frente da Província no próximo período.
Também foram realizadas eleições para outros cargos e comissões. A sessão contou ainda com a nomeação de Christina Winnischofer para a Secretaria-Geral e a homologação do Rev. Luís Coelho como Custódio do Livro de Oração Comum, permanecendo no exercício da função.
Moções e deliberações canônicas
Na terceira sessão, as pessoas participantes realizaram a apreciação de moções e dos encaminhamentos do 36º Sínodo, dando continuidade ao processo de discernimento e definição das prioridades institucionais da Igreja.
Na sequência, foi instalado o Sínodo Extraordinário, destinado às deliberações de natureza canônica e estatutária.
O terceiro dia encerrou-se, assim, com avanços na definição das responsabilidades provinciais e na apreciação de propostas que orientam a organização e a vida institucional da IEAB.
As atividades integram a programação do 36º Sínodo Geral, que tem como tema “Missão, Reconciliação e Paz” e reúne representantes de toda a Província para refletir sobre a missão da Igreja, fortalecer a comunhão e construir coletivamente os caminhos para os próximos quatro anos.
