
Nos dias 17 a 18 de abril aconteceu o 42º Concílio da Diocese Anglicana de Brasília. A motivação para esse Concílio veio da inspiração de Romanos 8,19-23 “… a criação aguarda com expectativa a revelação dos filhos e filhas de Deus… ela será libertada do cativeiro da corrupção” – Re-imaginando a Nossa Missão no Cerrado.
Na abertura, o bispo Mauricio leu a Carta Pastoral, com foco na missão no Cerrado. Foi um oportunidade para convidar toda a Diocese a aprofundar seu olhar sobre a criação e a responsabilidade cristã no cuidado com a vida e com a terra. O chamado destacou a necessidade de uma fé encarnada na realidade, que se traduza em compromisso concreto com a justiça socioambiental.
Leia a Carta Pastoral neste link.

O Concílio reuniu clero e pessoas delegadas leigas de comunidades e projetos missionários presentes no Distrito Federal, Goiás, Noroeste de Minas Gerais e Tocantins. O encontro foi marcado por momentos de oração, escuta e discernimento coletivo sobre os caminhos da missão da Igreja no contexto do Cerrado.
“Somos chamados a viver uma fé que não se limita às palavras, mas que se compromete com a vida em todas as suas dimensões. Cuidar do Cerrado, das águas e das pessoas é parte essencial da nossa missão como Igreja”, afirmou o bispo Maurício Andrade.

Desafios para a caminhada diocesana
Como fruto das reflexões e partilhas, a Carta Pastoral do Concílio apresentou quatro desafios centrais para a Diocese:
🌿 Socioambiental – Ser voz ativa na defesa do Cerrado e das águas
🙏 Litúrgico – Renovar a oração com linguagem que dialogue com o povo
📚 Formação – Preparar lideranças comprometidas com a realidade local
✊ Presença – Ser uma Igreja acolhedora, especialmente para pessoas em situação de exclusão
Esses eixos apontam para uma Igreja que busca responder aos desafios contemporâneos com sensibilidade pastoral, compromisso social e fidelidade ao Evangelho.
Comunhão e esperança renovada
O Concílio também foi marcado por momentos de convivência fraterna, fortalecendo os laços entre as comunidades ali representadas. O encerramento aconteceu com celebração eucarística e um tempo de partilha em torno da mesa, expressando a comunhão que sustenta a caminhada da Diocese.
Dentre as presenças, destaca-se a da bispa Magda Guedes, da Diocese Anglicana do Paraná, diocese companheira de Brasília. Bispa Magda foi a pregadora no culto de encerramento, quando os presentes foram recordados que Deus está sempre ao lado de todas as pessoas, e que será sempre na comunhão, no partir do pão, na escuta e na partilha com irmãos e irmãs que nossos olhos se abrem e o coração volta a arder. Também estava lá o reverendo Bruno Almeida, coordenador do Centro de Estudos Anglicanos (CEA) – Area III, e a reverenda Cônega Patrícia Powers.
Como sinal concreto de compromisso, as pessoas conciliares receberam sementes de ipês amarelo, roxo, rosa e branco. E ainda para manter o olhar na Floresta Anglicana em Brasília, o bispo Mauricio foi auxiliado pelas crianças a plantaram dois ipês no jardim da Catedral.

O Concílio
Realizado anualmente, o Concílio é um espaço fundamental de decisão e renovação do compromisso missionário. Neste ano, o encontro reforçou o chamado a ser uma Igreja viva, presente e comprometida com a transformação da realidade.