IEAB fortalece a UMEAB e amplia espaços de participação das mulheres

Ao longo do quadriênio 2023–2026, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) desenvolveu ações voltadas ao fortalecimento da União de Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil (UMEAB), ampliando espaços de participação, formação, acolhimento, articulação e atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja. Por meio da articulação entre a UMEAB Nacional, as UMEABs Diocesanas e do Distrito Missionário e diferentes instâncias provinciais, foram desenvolvidas iniciativas que contribuíram para uma Igreja mais segura, participativa e comprometida com a Justiça de Gênero.

A atuação da IEAB nesse campo ocorreu de forma articulada com a Secretaria Geral, o Centro de Estudos Anglicanos (CEA), o Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), bispos e bispas e grupos de trabalho nacionais. A UMEAB também participou de espaços relacionados à Igreja Segura e à Justiça de Gênero, além de contribuir para o Planejamento Estratégico da IEAB 2024–2027.

Apoio à organização e articulação das mulheres

Entre as ações desenvolvidas no período estiveram o apoio à organização de reuniões e assembleias nacionais, encontros de partilha entre mulheres das diferentes áreas da IEAB e a articulação entre as UMEABs Diocesanas e do Distrito Missionário. A mobilização também contou com ferramentas digitais, como redes sociais e grupos de WhatsApp, contribuindo para aproximar mulheres de diferentes regiões e fortalecer a comunicação e a participação.

Esse processo de articulação também possibilitou a participação da UMEAB em diferentes espaços da IEAB, incluindo iniciativas relacionadas à Igreja Segura e à Justiça de Gênero, bem como a interlocução com organismos como o CEA e o SADD.

Igreja Segura e Justiça de Gênero

A construção de espaços seguros para mulheres e meninas foi uma das frentes apoiadas e desenvolvidas pela IEAB em articulação com a UMEAB. Em 2023, a UMEAB contribuiu para a coletânea organizada pela IEAB/SADD com o artigo “Igreja segura para mulheres e meninas”. Também foram realizadas ações de conscientização sobre violência doméstica, incluindo encontros, campanhas e celebrações litúrgicas.

Em 2024, mulheres das nove Dioceses e do Distrito Missionário participaram da produção de vídeos de conscientização sobre a prevenção da violência doméstica, posteriormente divulgados pelos canais da IEAB. A UMEAB manteve ainda representação no Grupo de Trabalho de Justiça de Gênero da IEAB e, em 2025, participou da elaboração da Política de Justiça de Gênero.

As ações também contemplaram a valorização das mulheres negras anglicanas e debates sobre racismo, diversidade e os desafios enfrentados pelas mulheres nas comunidades de fé.

Jornada de Acolhimento

Uma das iniciativas resultantes dessa articulação foi o projeto “Mulheres Organizadas Transformando Vidas – MOTV”, desenvolvido por meio da Jornada de Acolhimento. A proposta surgiu a partir das contribuições da UMEAB ao Planejamento Estratégico da IEAB 2024–2027 e buscou criar espaços de formação, escuta, partilha e fortalecimento das práticas de acolhimento nas famílias e comunidades.
Entre 2025 e 2026, a Jornada promoveu oficinas on-line sobre acolhimento, sexualidade da mulher madura, ansiedade e depressão, luto e prevenção ao suicídio, famílias e diversidade e acolhimento de mulheres e meninas vítimas de violência. As atividades proporcionaram espaços de escuta e troca de experiências e contribuíram para a construção de comunidades cada vez mais seguras.

Oferta Unida de Gratidão e solidariedade

A IEAB também apoiou, por meio da UMEAB, a mobilização da Oferta Unida de Gratidão (OUG), iniciativa que articula solidariedade e apoio a projetos sociais. A campanha contou com a produção de vídeos, cards e outros materiais de comunicação e mobilização.

Em 2024, diante das enchentes que atingiram a Região Sul, foram destinados R$ 30 mil da OUG a projetos sociais das Dioceses Meridional, de Pelotas e Sul Ocidental, com assessoria do SADD. Em 2026, o Edital da OUG selecionou quatro projetos, cada um contemplado com R$ 10 mil, envolvendo iniciativas das Dioceses de Pelotas, Amazônia e São Paulo e do Distrito Missionário.

Encontro Nacional consolida processo de articulação

Como culminância desse processo, entre 4 e 7 de setembro de 2026, a UMEAB realizou, em Brasília, o Encontro Nacional “Mulheres que Acolhem, Curam e Transformam”, reunindo 58 mulheres de todas as dioceses e do Distrito Missionário. O encontro proporcionou momentos de comunhão, celebração, formação e partilha e reafirmou o compromisso com a participação das mulheres na missão da IEAB.

Entre os encaminhamentos estiveram o fortalecimento da atuação das mulheres na missão da Igreja, a seleção de quatro projetos da OUG, a renovação do compromisso com acolhimento, cuidado e transformação e o fortalecimento dos vínculos entre mulheres de diferentes dioceses e do Distrito Missionário. O encontro também marcou a eleição da nova Diretoria Nacional da UMEAB para o quadriênio 2027–2030.

Ao longo do quadriênio, portanto, a IEAB avançou no apoio à organização e à participação das mulheres, articulando diferentes instâncias da Igreja em torno de temas como acolhimento, Igreja Segura, Justiça de Gênero, formação, diversidade e solidariedade. O trabalho desenvolvido com a UMEAB deixa estruturas de articulação, iniciativas de formação e experiências que contribuem para a continuidade dessa atuação na missão da Igreja.

Planejamento Estratégico

Essas atividades fazem parte do Eixo 1 de nosso Planejamento Estratégico.